Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SOLIDARIEDADE

Representantes de entidades reforçam campanha de doação de sangue no sábado (23)

Ação acontecerá durante todo o sábado (23). Doadores devem agendar horário para fazer a coleta

Publicado em 20/01/2021 às 07:31

(Foto: Portal da Cidade)

Em razão do baixo estoque de sangue no Banco de Sangue de Sorriso, entidades e o poder público de Lucas do Rio Verde realizarão no sábado (23) mais uma campanha de doação de sangue. A ação é liderada pela Secretaria Municipal de Saúde e realizada em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso e o Grupo Corrente pela Vida. 

As coletas acontecerão somente por agendamento entre 7h e 11h e 13h e 17h, no PSF X Cerrado. Os doadores devem agendar horário pelo whatsapp (65) 99229-2034.

O agendamento de horário para a doação atende os protocolos de biossegurança relacionados a covid-19. Ontem, representantes das entidades envolvidas na ação conversaram com a imprensa. O enfermeiro e coordenador de Atenção Básica, Alexander Brito Ferreira, destaca que todos os cuidados estão sendo tomados, como distanciamento entre as pessoas e o agendando prévio para evitar aglomeração. “O uso de máscara é obrigatório para todos e vamos disponibilizar álcool 70% para higienização. A equipe multiprofissional da Saúde está preparada para receber os doadores e fazer todos os encaminhamentos necessários”, explicou.

Pode doar sangue qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. Tem que ter peso mínimo de 50 kg e ter boas condições de saúde. É preciso apresentar documento original com foto e recomenda-se estar descansado e alimentado, evitar alimentos gordurosos e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação. Quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações.

“Ressaltamos a importância desta ação, pois estamos num trabalho muito forte na questão das cirurgias, organizando e agendando procedimentos, e para que não tenhamos problemas com falta de sangue é imprescindível a participação da população. Por isso, fazemos esse apelo à sociedade luverdense para que participe, agende e faça sua doação, nos auxiliando a manter a normalidade no abastecimento do banco de sangue. Qualquer um de nós pode precisar a qualquer momento. Doar sangue salva vidas”, destacou o vice-prefeito Marcio Pandolfi.

Além da prefeitura e Câmara de Vereadores, o Grupo Corrente pela Vida é composto pela Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas.

Fonte:

Deixe seu comentário