Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Cuidados!

Rosa do Deserto, flor que faz sucesso em Lucas do Rio Verde e na região

Ela é conhecida cientificamente como Adenium obesum (arabicum, entre outros) da família Apocynaceae. Se adapta perfeitamente ao nosso clima seco e quente.

Postado em 30/08/2019 às 07:46 |

‘’Rosa do Deserto’’ é uma flor que vem fazendo muito sucesso em Lucas do Rio Verde e também na região (Foto: Reprodução: Portal da Cidade- Richard Montecinos)

Elas encantam e enfeitam os jardins. As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho, e apresentam mesclas e degrades do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas, triplas, quadruplas, entre outras.


Sem dúvida, a Rosa do Deserto é uma flor que vem fazendo muito sucesso em Lucas do Rio Verde e também na região. Vindas de áreas desérticas da África, essas plantas chegaram ao Brasil e aos poucos foram geneticamente modificadas, para se adaptarem com o clima do país.

Ela é conhecida cientificamente como Adenium obesum (arabicum, entre outros) da família Apocynaceae. Se adapta perfeitamente ao nosso clima seco e quente, e consegue viver em locais ensolarados. Elas são resistentes, porém são frágeis. Se não houver um cuidado necessário a planta pode ficar comprometida e até mesmo morrer.

Em Lucas do Rio Verde, Marines Jochkeck, atua no ramo de floricultura há 8 anos, e trabalha com rosas do deserto há 15. Em sua loja, ela possui mais de 350 pés da espécie, que são suas matrizes. Cada uma produz uma cor diferente.

De acordo com a empresária, a rosa do deserto, é uma das flores mais vendidas. Embora pareça ser uma flor fácil de cuidar, alguns cuidados são essencial para manter a planta sempre bonita.

 ‘’É importante destacar que por ser chamada de rosa do deserto, isso não quer dizer que a planta é acostumada com o calor excessivo ou com a falta de água, pois a genética dela já mudou, tanto que a espécie só possuí três cores: branca, vermelha e rosa, então todas essas outras cores vista no mercado foram modificadas, através de cruzamento. O cultivo ideal, é mantê-las em vasos que recebam pelo menos 5 horas diárias de luz solar direta. Ela tem fama de ser resistente, porém em nossa região ela deve ser regada todos os dias''

Plantio através da semente

"Se eu tirar cinquenta sementes de uma rosa do deserto da cor vermelha, e plantar essas sementes, isso não quer dizer que terei cinquenta plantas da cor vermelha, podem florescer diversas cores, e nenhuma poderá chegar nessa cor. O único processo de cultivo garantido de cores é o enxerto, aí o resultado é 100%. Através do plantio da semente, a planta só irá florir a partir de oito a 12 meses. É importante ter paciência e cuidado com esta muda desde o início, para garantir o seu desenvolvimento".


Cuidados que se deve ter com a rosa do deserto

"Muitas pessoas utilizam terra que está no quintal ou no jardim, que aparentemente está adubada, más isso não é indicado. Existe um adubo específico para esta planta, que já vem com todos os nutrientes ativos, que evitam o apodrecimento da batata da rosa do deserto. Então o indicado é sempre estar comprando um substrato novo. Quando se compra a flor em uma loja ela já esta com a terra apropriada, porém esta também deve ser trocada’".


Floração

"A rosa do deserto pode florir o ano todo, mas para isso acontecer alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, passar um produto específico para este processo, o mais indicado é o ‘’Foliar’’ que é facilmente encontrado em floriculturas. O produto pode ser aplicado de 15 em 15 dias ou uma vez na semana, tudo depende de como a planta está e sua necessidade. As flores geralmente ficam floridas de 10 a 15 dias".

Qual é o melhor local para plantar?

"O melhor lugar é a bacia. Se for plantada num vaso fundo ela vai ter dificuldades de se desenvolver de forma correta, pois as raízes buscam chegar no fundo do recipiente para então iniciar o processo de floração. Com esse vazo raso os resultados são melhores. Vale ressaltar que se você comprou sua planta num viveiro ou floricultura, é normal as folhas e flores caírem, pois elas mudaram drasticamente de ambiente. Não faça transplante e nem adube até que sua planta esteja totalmente adaptada ao novo local, demonstrando crescimento".

Marines Jochkeck- Gerente do Orquidário Parecis/Lucas do Rio Verde

‘’As mais procuradas na cidade são as de cor: preta, amarela e laranja. Com essas dicas simples, você certamente vai ter uma planta sempre bonita e florida. Em caso de dúvidas com o manejo, e para orientações, procure sempre um local especializado em plantas’’

Marines Jochkeck- Gerente do Orquidário Parecis/Lucas do Rio Verde


Fonte:

Receba as notícias de Lucas do Rio Verde no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias