Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Saae registra aumento de mais de 1000% nas ligações de esgoto em seis meses

De acordo com o relatório apresentado pela autarquia, houve um aumento de 1.233% no total de ligações de esgoto esse ano

Publicado em 25/07/2021 às 23:45

(Foto: Ascom Prefeitura)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde fechou o semestre com saldo positivo nas ligações de água e esgoto. De acordo com o relatório apresentado pela autarquia, houve um aumento de 1.233% no total de ligações de esgoto esse ano.

Em um comparativo, no mesmo período do ano passado foram 137 ligações, frente às 1.827 de 2021. As ligações de esgoto são o procedimento de ligação da rede do imóvel com a rede de esgotamento da rua.

Os dois meses em que os números de novas ligações foram maiores são fevereiro, com 598 ligações, e maio, que registrou 521 unidades.

Das 27.657 ligações de água do município, 9.716 propriedades têm ligações de esgotamento, sendo que destas, 1.827 foram executadas desde janeiro, ou seja, 18,8%, o que no geral equivale a 35,1% dos imóveis de Lucas com água e esgoto tratado. Para Ivan Ferreira, engenheiro ambiental e diretor adjunto do Saae, avançar na implantação do saneamento básico garante múltiplos benefícios aos munícipes.

“Esse crescimento nas novas ligações é uma melhora significativa na qualidade de vida da população. Há a redução de doenças por veiculação hídrica, com a eliminação de fossas e outros vetores de doenças, assim como colabora para a preservação do meio ambiente”, destacou o especialista.

Ivan destaca ainda que o trabalho tem sido intenso, já que à medida que a cidade cresce, além das residências antigas, novas construções vêm surgindo, que também necessitam das ligações.

“Lucas está crescendo muito e simultaneamente estamos avançando nas ligações de esgoto. As redes estavam executadas e agora estamos dando o tratamento adequado, na estação de tratamento de esgoto Industrial ll”, explicou o adjunto, ressaltando que a autarquia tem feito uma média de 150 metros por dia de rede coletora de esgoto.

Outro setor que recebeu melhoria foi a rede de água, com extensão da rede da Avenida Amazonas, na região do bairro Menino Deus, na Rua dos Tuiuius, no Parque das Emas, e nos bairros Veneza e Parque dos Buritis.

Neste setor, também houve aumento. De janeiro a julho do ano passado as novas ligações solicitadas e realizadas somavam 529, enquanto no mesmo período, em 2021, foram mais 642 novas ligações, que representam um aumento de mais de 21% em novas ligações de água. São quase 110 novos pedidos por mês.

Diferente das ligações de esgoto, feitas quando a rede já existe, a rede de esgoto é quando aquele local ainda não possui a construção para que as ligações sejam feitas. Ou seja, é quando a equipe inicia uma obra, abrindo a rede do zero.

Na extensão do bairro Bandeirantes, que inclui o antigo bairro Dalmaso, o Saae realizou a limpeza e ativação da rede de esgoto, onde foram feitas 762 das novas ligações de esgotamento. A próxima etapa a ser ativada é a rede de esgoto do bairro Parque das Emas V. 

Fonte:

Deixe seu comentário