Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CHUVA INTENSA

Temporal causa transtornos e alagamentos em Lucas do Rio Verde

Três pontos de alagamento severos, além da queda de diversas árvores, deram trabalho às equipes da Secretaria de Obras esta manhã

Publicado em 16/02/2019 às 08:56
Atualizado em

Caminhão cai em vala de escoamento de água. Problema é crônico e depende de ação conjunta entre a Rota do Oeste e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução)

O temporal que caiu sobre Lucas do Rio Verde na madrugada de hoje (sábado, 16), trouxe diversos prejuízos à cidade a para moradores. Em diversos pontos a Secretaria de Obras reporta queda de árvores e alagamentos, como no Lago Ernani José Machado e na Avenida Mato Grosso, onde a água tomou conta da pista.

Sobre estes problemas, o secretário de Obras do município, Gerson Franke, comentou com nosso jornalismo de plantão que “desde as 5h da manhã a Secretaria vem monitorando os pontos críticos e mobilizando as equipes para resolver os problemas. Houve queda de árvores, alagamento na Avenida Mato Grosso e no Lago Ernani Machado, por causa do grande fluxo de água ao longo da noite que encheu o córrego Lucas”.

O secretário ainda lembrou da recente intervenção feita pela Prefeitura no sistema de drenagem do Lago Ernani Machado e que, segundo ele, se mostrou bastante eficiente durante o temporal: “não fosse feita esta mudança e as melhorias, teríamos seguramente um problema muito maior para resolver na manhã de hoje. Mas até o presente momento o que estamos realizando apenas um trabalho de manutenção”.

PROBLEMA CRÔNICO - O ponto mais crítico, no entanto, mais uma vez foi o sistema de escoamento de água entre a Avenida da Produção e a rodovia BR-163. Conforme o Portal da Cidade vem informando ao longo dos últimos meses, o sistema está sob responsabilidade da concessionária Rota do Oeste.

Em resposta à nossa reportagem, a Rota do Oeste reitera que realizou mudanças no sistema de escoamento na área no final de 2018, mas aguarda a conclusão das obras de adequação da drenagem urbana, principalmente nos bairros mais afetados, que são de responsabilidade do Poder Público do município.

“A Rota do Oeste esclarece que, para minimizar o impacto dos constantes alagamentos na região realizou, no final de 2018, obras de adequação e limpeza do sistema de drenagem da rodovia, na travessia urbana de Lucas do Rio Verde. No entanto, conforme discutido com a Administração Municipal, a efetividade das obras somente será plena quando completada com obras municipais de adequação da tubulação dos bairros”, afirma a nota.

Com o alagamento de hoje, um caminhão guincho caiu na vala de escoamento de água. Outros motoristas e motociclistas que moram nos bairros Bandeirantes e Parque das Emas, além de empresários com pontos comerciais ao longo da Avenida da Produção, relataram problemas e prejuízos.

Fonte:

Deixe seu comentário