Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TECNOLOGIA

Vereador sugere implantação de árvores digitais nas praças de Lucas do Rio Verde

Tecnologia já existe em outras cidades brasileiras e conta com o apoio da iniciativa privada para atendera população.

Publicado em 04/12/2019 às 02:29
Atualizado em

Vereador Marcos Paulista quer trazer tecnologia das árvores digitais para Lucas do Rio Verde. Indicação foi encaminhada à Mesa Diretora da Câmara Municipal (Foto: Reprodução)

O vereador Marcos Paulista (PTB) encaminhou à Mesa Diretora da Câmara de Lucas do Rio Verde indicação para que sejam implantadas árvores digitais nas praças da cidade. A proposta, segundo o parlamentar, é a de que a iniciativa privada e o Poder Público formem parceria para levar a tecnologia à população de forma gratuita.

Sem nenhum centavo do dinheiro público

Após o término da última sessão ordinária, ocorrida na segunda-feira (02), o vereador explicou a indicação à imprensa: “esta era uma proposta que eu vinha querendo apresentar há algum tempo. Nossa maior preocupação é com os bairros mais carentes, onde as famílias nem sempre têm oportunidade de adquirir pacotes de internet para atender as residências. Há vários municípios brasileiros que já contam com este tipo de serviço e sua implantação não onera em nenhum centavo os cofres públicos. Vamos levar a proposta ao prefeito Luiz Binotti (PSD) para que esta proposta se torne realidade”.

A tecnologia das árvores digitais surgiu como solução barata e renovável à demanda por energia elétrica e acesso à internet em grandes centros urbanos do mundo, como Hong Kong e Tókio, por exemplo. No Brasil elas já são encontradas em diversas cidades como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, além de terem atendido ao público da última edição do Rock in Rio.

Ocupar os espaços urbanos

Procurado para analisar a proposta, o Portal da Cidade entrevistou o sociólogo Sonir Boaskevicz. Na avaliação do pesquisador, a medida, além de popularizar o uso da internet e facilitar o acesso das pessoas à informação e ao entretenimento, também convida os cidadãos a ocupar as praças públicas, afastando vândalos e marginais: “praças públicas vazias são convite perfeito para a reunião de vândalos e marginais, aumentando a criminalidade nos centros urbanos. Mas, ao contrário, se estes mesmos espaços são ocupados por famílias, pessoas praticando esportes ou usando a internet, o nível de segurança aumenta e afasta bandidos e delinquentes. Um dos grandes desafios de qualquer governo, por menor que seja a cidade, é justamente ocupar estes espaços e as árvores digitais já comprovaram que são um instrumento perfeito neste tipo de conquista”.


Fonte:

Deixe seu comentário