Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Câmara Municipal

Vereadores aprovam mais cinco Projetos para o município de Lucas do Rio Verde

Entre as Indicações apresentadas está à de incluir crianças autistas no tratamento de equoterapia, indicado pela vereadora Sandra Barzotto

Postado em 13/10/2021 às 14:17 |

(Foto: Tarsila Corrêa/Ascom)

Em mais uma Sessão Ordinária realizada pelo legislativo luverdense, na manhã desta quarta-feira (13), vereadores aprovam mais cinco Projetos para o município de Lucas do Rio Verde e apresentam quatro Moções de Aplausos.

Projetos Aprovados:

De autoria dos vereadores Ideiva Foletto, Sandra Barzotto, Daltro Figur, Noel Dias, Gilson de Souza e Wlad Mesquita, foi aprovado em 1ª votação nominal o Projeto de Lei N. 38/2021 que dispõe sobre a instituição de um Programa Municipal que consista na distribuição de absorventes higiênicos às mulheres e adolescentes de baixa renda e em vulnerabilidade social. O objetivo é levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário, permitindo que a falta de absorventes íntimos não sejam fatores para desencorajar as jovens de frequentarem as escolas.

Aprovado o Projeto de Lei N. 34/2021 de autoria da vereadora Sandra Barzotto que denomina a via pública rua LB-06, localizada no bairro Parques das Emas a ser denominada de rua Alberto Topanotti. Topanotti foi Pioneiro em Lucas do Rio Verde e faleceu no dia 11 de abril de 2005, deixando a esposa Claudina, atualmente com 94 anos e que ainda reside na Fazenda Dois Vizinhos juntamente com seus filhos. Também deixou 11 filhos, sendo oito homens e três mulheres, 29 netos e 20 bisnetos.

Também o Projeto de Lei N. 35/2021 de autoria do vereador Marcos Paulista que institui o Dia Municipal da Família em Lucas do Rio Verde. A proposta é de fazer com que esta reflexão possa incentivar a criação de políticas públicas capazes de promover a igualdade entre os cônjuges, a assistência social a crianças, adolescentes e jovens, o acesso à educação, entre outros, que gerem estruturas sociais que permitam às famílias marginalizadas atingir as mínimas condições de estabilidade.

O Projeto de Lei N. 40/2021 de autoria do vereador Marcelo Dal' Berto que institui o Dia Municipal do Ciclista e da Sustentabilidade. O uso da bicicleta tem uma perfeita relação com a manutenção de um ambiente sustentável e se faz necessário estabelecer um dia para que o município incentive esta importante prática para criação de um ambiente sustentável para a comunidade.

Aprovado em 2ª votação nominal o Projeto de Lei N. 112/2021 que autoriza o Poder Executivo a firmar termo de Cessão de Uso de imóvel com o Clube de Mães de Lucas do Rio Verde. É necessário a garantia da qualidade do espaço onde ocorrem as reuniões, uma vez que deve ser um espaço receptivo e que possibilite a prática de apresentações, exposições e discussões. Desse modo, este projeto de lei autoriza a cedência do prédio residencial onde ocorrem as reuniões dos conselhos municipais por parte do Clube de Mães.

Os legisladores aprovaram também quatro Moções de Aplausos, entre elas, a Moção N. 35/2021 de autoria da vereadora Sandra Barzotto aos professores aposentados.

Três Moções são de autoria do vereador Marcelo Dal' Berto sendo a de N. 36/2021 para Carlos Alberto Souza de França Filho e a toda a classe de enfermeiros pelos excelentes serviços prestados a população luverdense; a de N. 37/2021, a Rafael Bespalez, pelos excelentes serviços prestados como secretário Municipal de Saúde e a de N. 38/2021 aos fisioterapeutas, pelos excelentes serviços prestados a comunidade nos tratamentos de recuperação pós Covid-19.

Entre as Indicações apresentadas no plenário, está a da vereadora Sandra Barzotto que tem como objetivo incluir crianças e adolescentes autistas em aulas de equoterapia. De acordo com Sandra, a terapia tem mostrado resultados positivos nos tratamentos, onde nem todos tem acesso.


"Fui procurada por professores que trabalham com crianças autistas e tive o conhecimento da quantidade de alunos não só da rede municipal de ensino, mas também da rede estadual e particular, que enfrentam este problema. Já foi comprovado os benefícios da equoterapia com o aluno autista, porém, sabemos que muitas crianças não tem acesso à esse tratamento. Então, é importante buscar essa parceria com a entidade que já existe no município, para oportunizar esses alunos que não tem condições de pagar por este importante tratamento", pontuou Sandra.

No final da Sessão o presidente do legislativo, Daltro Figur resumiu o encontro dos noves vereadores como de forma positiva na manhã de hoje.


"Uma pauta extensa mas que é importante assim como em todas as seções. Além dos Projetos aprovados, também tivemos várias Indicações, entre elas, as do vereador Marcelo Dal Berto que indicou cinco na manhã desta quarta-feira. Tivemos também um assunto bastante discutido que é sobre fornecer às famílias kits de higiene pessoal para atender jovens meninas com absorventes".

No dia 14 de setembro de 2021, o Senado Federal aprovou o projeto que torna obrigatória a distribuição gratuita de absorventes higiênicos as jovens e mulheres de baixa renda e em vulnerabilidade social.

Daltro também destacou que o "Projeto, que vai agora para a sanção presidencial, tem a intenção de combater a precariedade menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina. Esse projeto não trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos, mas sim de levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário, para que essas jovens possam realizar suas atividades nas escolas".

Fonte:

Receba as notícias de Lucas do Rio Verde no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias