Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PAIXÃO ANTIGA

Conheça pessoas apaixonadas por carros antigos em Lucas do Rio Verde

Paixão não tem classe social e número de aficionados por carros antigos no município registra aumento. Investimento não é obstáculo, dizem proprietários

Publicado em 16/11/2018 às 04:28
Atualizado em

Colecionadores da cidade dizem que, ano após ano, número de pessoas que compram carros antigos cresce em Lucas do Rio Verde (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Diz o ditado popular que “brasileiro é apaixonado por carro”. Porém, a este ditado pode-se acrescentar que alguns são mais apaixonados, a ponto de gastar quantias consideráveis de dinheiro apenas para restaurar, manter ou incrementar um carro específico ou, até mesmo, colecionar veículos.

O maior colecionador de carros antigos no Brasil é o paulista Paulo Figueiredo, conhecido no meio automobilístico como Paulo “Louco”. Em um galpão ele guarda relíquias da história do automobilismo mundial. Já são mais de 500 veículos entre motos, carros e  até veículos militares blindados usados pelo Exército Brasileiro. Há também carros de Fórmula 1 e automóveis que pertenceram a estadistas, como Getúlio Vargas.

Em Lucas do Rio Verde também há quem se dedique a esta atividade. Embora os veículos sejam mais uma paixão pessoal do que objeto de coleção, há quem invista consideráveis somas em dinheiro para restaurar um carro no município.

Um destes apaixonados é o empresário Gilson Gregório. Em sua oficinal ele mantém, hoje, um VW Fusca, uma Willis Rural, uma Mercerdes Benz, um Ford Corcel, uma Willis Itamaraty e um GM Opala Comodoro. Todos com mais de 30 anos de idade. Sobre o GM Opala, ele garante, será preparado para participar de corridas de arrancada na região: “Está quase do jeito que eu quero. Vai ficar uma bala!”, enfatiza.

Gregório lembra que o primeiro carro que chamou sua atenção foi um antigo Ford T 1929 que era de seu pai e, daí para diante, o mundo sobre 4 rodas o encantou: “Desde que eu era criança, sempre fui apaixonado por carros e, principalmente, por carros antigos. Mas há 6 anos, aproximadamente, por causa das competições de arrancada aqui em Lucas do Rio Verde, essa paixão aumentou a ponto de pensarmos em abrir uma oficina especializada em restauração de carros antigos, para atender não apenas a minha demanda, mas cuidar das relíquias que amigos nossos também tem aqui na cidade e na região”.

Gregório garante que se enganam aqueles que acreditam ser um “passatempo de velhos” os cuidados com carros antigos. “Tem muita gente nova, com menos de 40 anos, que se interessa, adquire e investe em verdadeiros tesouros (...) temos nossos encontros aqui em Lucas do Rio Verde, em Sorriso, em Cuiabá, onde vemos rapazes levando carros e motos que marcaram época há 40, 50 ou mais anos. É uma atividade relativamente cara, é difícil encontrarmos peças de reposição e até mesmo mecânicos que saibam lidar com eles. Mas nada disso atrapalha a paixão de poder dirigir um automóvel desses”.

Quem também mantém em sua garagem dois carros antigos é Marcos Paulo da Costa, 24 anos. Ele é proprietário de dois Opalas, um Diplomata 1988 que usa diariamente e outro Comodoro 1968, que, a exemplo de Gilson Gregório, está preparando para disputar as competições de arrancada na pista da cidade.

“Faz três anos que tenho esse Diplomata e já tenho muitas histórias para contar. Os maiores investimentos que faço são para mantê-lo sempre funcionando muito bem. Já me ofereceram dinheiro por ele, mas algumas das ofertas até me ofenderam, pois as pessoas olham apenas o veículo e não aquilo que ele representa para seu proprietário. Por onde passo, o carro chama a atenção e as pessoas elogiam a forma com que o cuido (...) e isso me deixa feliz”, ressalta Marcos, ao lado de seu Diplomata/88.

Fonte:

Deixe seu comentário