Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EM ALTA

Em 3 anos, número de alunos matriculados nas oficinas culturais cresceu 454,5%

Estimativa da Secretaria de Cultura é de que, em 2019, sejam atendidas aproximadamente 1,6 mil crianças

Publicado em 12/02/2019 às 01:08
Atualizado em

Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde é uma das oficinas oferecidas pela Secretaria de Cultura (Foto: Reprodução - AssCom - Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde)

Em entrevista concedida na tarde de ontem (segunda-feira, 11) ao jornalismo do Portal da Cidade, o secretário de Cultura de Lucas do Rio Verde, Ruan Villas Boas, comentou que a expectativa da pasta para os ingressos de novos alunos nas oficinas culturais seja de 1,6 mil matrículas. O número, explica ele, só é possível porque haverá investimentos para facilitar o acesso de crianças que moram em setores mais distantes às aulas ministradas pelo programa.

“Nossa proposta é descentralizar as aulas. Há crianças que moram em bairros mais afastados da cidade e que não têm condições de chegar até aqui e depois voltar para suas casas. Pensando nelas, já fizemos o levantamento de preços de contêineres que vamos instalar em pontos estratégicos da cidade, que servirão como sala de aula para nossos alunos”, explica Ruan.

Com a prática, a Secretaria avalia que poderá até dobrar o número de alunos hoje assistidos pelas oficinas culturais. Estão planejadas aulas nestes postos avançados para os bairros Cerrado, Bandeirantes e Tessele Júnior. “Em cada contêiner poderemos agregar até 300 alunos, embora nossa meta seja um pouco inferior a esse número. Importante é frisar que isso vai nos proporcionar atingirmos, já para esse ano, aproximadamente 1,6 mil alunos atendidos”, afirma o secretário.

Ruan faz questão de chamar a atenção para o fato de que os números indicam que a Secretaria de Cultura tem conseguido aumentar o volume de crianças atendidas ao mesmo tempo que mantém o orçamento anual da pasta praticamente inalterado: “Quando as oficinas culturais começaram, em 2016, atendíamos 352 crianças; no ano seguinte, já passamos a atender 846, e em 2018, matriculamos 1076 alunos. Em 2019 planejamos receber 1,6 mil crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, em 18 modalidades diferentes de cursos que oferecemos. Isso representa um salto de 454,5% no número de matrículas”, comemora.

Para explicar o crescimento, Ruan apresenta dois fatores que julga serem fundamentais: “em primeiro lugar fomos capazes de ir até as comunidades atendidas e saber quais eram as oficinais que mais tinham demanda; e, em segundo lugar, não nos fechamos em nós mesmos: se tínhamos pouco dinheiro, investimos em descentralização, levando a Secretaria às comunidades e não apenas esperando que eles viessem até nós”.



Fonte:

Deixe seu comentário