Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CULTURA

Escritora luverdense fará live no sábado para marcar o Dia do Escritor

Leitura em qualquer tempo será realizada em parceria com a livraria Vip e transmitida pelas redes sociais

Publicado em 22/07/2020 às 22:02

Live será realizada no próximo sábado (25) a partir de 18 horas (horário de Lucas do Rio Verde) (Foto: Portal da Cidade)

Aproveitar o período de pandemia e desenvolver o hábito da leitura é uma das propostas da live ‘Leitura em qualquer tempo’ que será realizada pela escritora Solange Oliveira Santos em parceria com a Livraria Vip neste sábado (25). A transmissão começa às 18 horas, horário de Lucas do Rio Verde, e marca a comemoração do Dia do Escritor. A live será transmitida pelas redes sociais da livraria.

Professora de formação, Solange Oliveira Santos descobriu seu lado escritora durante as atividades desenvolvidas no dia a dia. Solange participava dos processos de formação continuada da rede municipal e foi estimulada, ao lado de outros colegas, a desenvolver textos e destacar personagens no enredo. “Dali saiu um conto e eu fui amadurecendo a ideia. Porque não escrever um livro?”, questionou a professora/escritora.

Já são cinco livros lançados e apresentados em feiras de grande alcance, como a Bienal no Rio. Solange diz que contou com experiências do dia a dia e também com colaboração de alunos ao longo de sua atividade pedagógica, sempre com temas voltados ao público infanto-juvenil. “A gente não consegue fazer nada sozinho”, destaca ao falar da troca de experiências que possibilitaram a produção dos livros.

Ao falar sobre os tempos modernos, onde tablets e smartphones têm ocupado a rotina de crianças, jovens e adultos, Solange Oliveira diz que é necessário despertar o encantamento e contar com a orientação de pais para levar as crianças e jovens a se interessarem pela leitura. “Eu sempre fui uma ótima leitora porque alguém mostrou para mim o quanto a leitura é gostosa. Eu não lia para fazer o trabalho de escola, mas porque é fascinante abrir um livro e mergulhar naquela história”, afirmou a escritora, acrescentando que conhecer, aprender, vivenciar, ler e reler as histórias ajudam a melhorar a compreensão das coisas.

Sobre a live, a escritora explica que a ideia vem sendo trabalhada há quase dois meses. Solange explica que a ideia é alcançar público não apenas de Lucas do Rio Verde, mas pessoas interessadas em literatura de outras cidades e estados brasileiros. “Mostrar que a leitura está em nossa vida sempre, em todo momento e que isso é muito importante”, ressalta a escritora.

Solange lembra que o distanciamento social impede a realização de eventos com presença de público, mas que a live pretende suprir essa lacuna. “É uma data superimportante: o dia do escritor, aquele que deixa marcas, que escreve a partir de lembranças, vivências, realidades, conflitos, o histórico social e porque não convidar a todos pra viver esse momento”, conclui.

Fonte:

Deixe seu comentário