Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

literatura

Escritora Solange Oliveira lança seu quarto livro infanto-juvenil

Na opinião da professora luverdense, trabalhar conceitos de ética com crianças é um desafio que rende bons frutos.

Publicado em 23/08/2018 às 21:16
Atualizado em

Solange Oliveira Santos, escritora luverdense (Foto: Portal da Cidade)

Na noite de ontem (23), a professora e escritora luverdense, Solange Oliveira Santos, lançou oficialmente sua quarta obra, chamada 'Ser Borboleta'. A noite de autógrafos aconteceu na Livraria VIP e contou com a presença de fãs, alunos e autoridades.

A obra
A autora comenta que a obra nasceu de um desafio de seus editores, que pediram um livro que tratasse de ética para crianças. Ela relata que no começo a ideia lhe pareceu um grande desafio e que demandou um período de depuração para que conceitos e abordagens se tornassem um conjunto.

“Procuro, neste novo livro, abordar a questão da maior valorização do ‘ser’ em relação a ‘ter’. O texto faz uma série de analogias utilizando-se de um inseto que se transforma, com uma linguagem clara, simples e objetiva. A borboleta foi escolhida por uma feliz coincidência, porque eu mesma passei por um momento de transformação em minha vida com o nascimento de minha filha mais nova, Flora, portadora da Síndrome de Down. Durante as visitas que fazemos à APAE, para que ela faça seus tratamentos, observei que havia um borboletário bem me frente ao local de espera [...] daí veio a inspiração que eu precisava”, contou.

Ética para as crianças
Solange ainda comenta que, depois que a obra tomou forma, sua própria experiência em sala de aula sofreu mudanças e enriquecimentos. Ela relata que, durante este ano, já teve oportunidade de tratar questões espinhosas como bullyng, a superação de dificuldades e o próprio tema da essência do livro, o ser acima do ter.

“Mesmo sem muito domínio do conteúdo ou dos temas, noto que eles aprendem com muita facilidade de os conceitos são tratados a partir de eventos ligados às suas realidades particulares. Isso fortalece a própria identidade de cada um deles. Eu própria posso me afirmar como sendo o resultado do encontro de bons professores, bom acolhimento, bons exemplos [...] e eu tenho a alegria de dizer que, graças a tudo isso, eu consegui chegar até aqui”, comentou.

Dificuldades
Finalizando a entrevista, a autora ainda comenta que o modelo de sociedade no qual a maioria de seus alunos está inserido prejudica, em algum grau, a apreensão de conceitos sutis como ‘o ser’.

“Vivemos em um momento da História em que o material se sobrepõe aos valores e isso desafia professoras, pais e até mesmo os alunos. Precisamos conduzir a linha de raciocínio de forma a fazê-lo pensar o porquê de determinadas escolhas e que a mudança de algumas posições e comportamentos é necessária”, concluiu.

Fonte:

Deixe seu comentário