Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

literatura

Livro sobre os 30 anos de Lucas do Rio Verde é lançado durante Expolucas 2018

A obra traz mais de 300 fotos e os principais fatos jornalísticos registrados no município.

Publicado em 06/08/2018 às 03:52

A história de Lucas do Rio Verde contada em 30 capítulos (Foto: Reprodução/Ascom)

A história de Lucas do Rio Verde contada em 30 capítulos e em mais de 200 páginas de uma maneira toda especial. Assim é o livro “Lucas do Rio Verde 30 anos, uma construção coletiva”, escrito pela jornalista e pioneira Vera Terezinha Faccin Carpenedo. A obra traz os principais fatos jornalísticos registrados ao longo do tempo de existência do município.

“Nós iniciamos o trabalho em outubro de 2017 e no dia 8 de julho o livro estava indo pra gráfica. Embora eu tenha ajudado a escrever essa história, embora ela seja, o livro seja baseado em fatos jornalísticos que estão registrados no jornal, mas foi todo um trabalho de pesquisa para buscar os fatos mais importantes, mais relevantes e procurar ver dentro de cada gestão o que realmente marcou pra poder relatar, pra poder deixar isso como registro. O livro além dos relatos, tem mais de 300 fotos que registram esses diferentes momentos, então foi um trabalho desafiador, mas também gratificante”, explica a autora.

Para o prefeito Luiz Binotti, o livro é um presente da gestão a toda população luverdense, com o intuito de despertar as memórias dos pioneiros e oportunizar os recém-chegados a conhecer a história do município. “É um pensamento que eu sempre tinha e verificando que em Lucas do Rio Verde nós não tínhamos um registro oficial que as pessoas pudessem se inspirar e pudessem ler, pudessem ver, principalmente as crianças, os mais jovens. Tenho certeza agora que os nossos alunos, as nossas crianças terão pelo menos aonde buscar oficialmente a história de Lucas do Rio Verde”, comentou.

A primeira vereadora de Lucas do Rio Verde, Maria Elizabeth Kurmann falou sobre ser parte importante da história de Lucas do Rio Verde. “O sentimento é dever cumprindo, uma vivência bonita, muita garra. E esse livro é muito importante mesmo, pois o pessoal que chegou de uns 10 anos para cá, não tem ideia do que era aquela época, nós firmamos os pés e valeu a pena”, contou Beth.

O lançamento do livro foi realizado neste domingo, dia 5 de agosto, durante as comemorações do aniversário de Lucas do Rio Verde.

“Estou muito feliz hoje, neste dia 5 de agosto, comemorando aqui os 30 anos de Lucas do Rio Verde, em poder presentear essa cidade com esse livro, com essa obra para que todos os luverdenses e todas as pessoas do Brasil e do mundo tenham conhecimento, tenham onde buscar como surgiu essa cidade, como as pessoas construíram essa grande história do nosso município de Lucas do Rio Verde. Quero aqui parabenizar a escritora a jornalista Vera, o Günter que ajudou a coordenar os trabalhos deste livro baseado em fatos jornalísticos e que será de grande valia para Lucas do Rio Verde”, completou o prefeito Luiz Binotti.

O livro será disponibilizado para pesquisa na biblioteca do município e nas bibliotecas das escolas. Uma versão digital será disponibilizada em breve no site da prefeitura.

Fonte:

Deixe seu comentário