Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde será representada em torneio de robótica no Distrito Federal

Estudantes da rede municipal mostrarão soluções inovadoras por meio de robôs

Publicado em 07/02/2023 às 14:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O final de semana será agitado para os alunos das redes municipal e estadual de ensino de Lucas do Rio Verde. Na próxima sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de fevereiro, será realizada a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL). É o segundo ano que o município participa das competições envolvendo batalhas de robôs e mostras de trabalhos de inovação.

Este ano, os alunos que participarão, são: da Escola Olavo Bilac: Isabelly Santos Barros e Vitor Manoel Costa Cabral de Sousa; da Escola Eça de Queirós: Kaio Henrique Flor Todescatt e Kauan Otávio Cavalheiro Bueno; da Escola Estadual Márcio Schabatt: Enzo Polesso de Oliveira; e da Escola Estadual Angelo Nadin – sala anexa à Escola São Cristóvão: Gustavo Bobato Delfino da Silva.

Os alunos participarão da Categoria Challenge, voltada para crianças de 9 a 16 anos. Nesta categoria existem eventos regionais, nacionais e internacionais.

O professor Rafael Jui, coordenador do Centro de Robótica de Lucas do Rio Verde, falou do preparo dos alunos para enfrentar a competição. “Estarão nesta competição os alunos que mais se destacaram nos torneios do ano passado. Um dos experimentos criados, que será apresentado, é o carrinho de rolimã, que gera energia para carregar celulares”, explica.

O estudante Kaio Henrique Flor Todescatt está animado e confiante. “Estou muito ansioso para o dia. Espero que dê tudo certo nesse desafio”.

Operada no Brasil pelo Sesi - Serviço Social da Indústria, ao longo de uma temporada, na competição, as equipes de até 10 estudantes desenvolvem um robô LEGO® que deve cumprir missões em uma mesa: o Desafio do Robô. Além disso, os estudantes precisam encontrar uma solução inovadora a partir de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada (SUPER POWERED), neste caso uma ideia inovadora relacionada a energias sustentáveis.

Os times precisam ter um bom equilíbrio em todas as categorias para a progressão (Desafio do Robô, Design do Robô, Pesquisa e Core Values).

Caso sejam classificados, os estudantes estarão aptos a participarem da Etapa Nacional, em São Paulo, onde concorrem a uma vaga na Etapa Mundial, que será realizada nos EUA.

Fonte:

Deixe seu comentário