Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

expolucas

Memorial Histórico elenca a trajetória político-administrativa em Lucas

Da chegada dos pioneiros à emancipação e desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, a mostra apresenta o curso luverdense em mais de 100 fotografias.

Publicado em 02/08/2018 às 00:35
Atualizado em

Lançamento do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde (Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)

Pioneiro Tião da Farmácia durante mostra fotográfica de Lucas do Rio Verde/MT (Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)

Pioneiro Antonio Lira durante mostra fotográfica de Lucas do Rio Verde/MT (Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)

A mostra aberta ao público contém 120 fotografias, que retratam em uma linha do tempo a história e o do desenvolvimento do município. O ‘Memorial Histórico de Lucas do Rio Verde’ faz parte do projeto de criação do Museu lançado ontem (1º) durante a Expolucas – Especial 30 anos.

Durante a primeira noite de festas, antes da abertura oficial do evento, foi realizado no stand da Prefeitura, localizado no Pavilhão do Algodão, no Parque de Exposições, o lançamento da criação do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde. A solenidade contou com a presença de pioneiros, autoridades, servidores, imprensa e alguns populares. 

Em primeiro passo rumo à instalação do Museu Histórico, a Comissão Pró-Museu de Lucas do Rio Verde, composta por representantes da sociedade civil organizada, em parceria com a secretaria municipal de Cultura, apresentou a população uma mostra com 120 fotografias, retratando a trajetória do município.


Além das imagens relatando o processo de apossamento de terras, assentamento do Incra e instalação das primeiras famílias, a mostra elenca o processo e desenvolvimento político de Lucas do Rio Verde, por meio de imagens expondo baixo-assinado, reportagens, documentos oficiais e outros elementos de informação. Prefeitos, vice-prefeitos e primeiras-damas tiveram suas fotografias expostas em um grande painel, demonstrando a importância desses personagens na tomada de decisões político-administrativas para o bom desenvolvimento luverdense.

Presente na ocasião, o ex-prefeito Marino Franz (2005-2008, 2009-2012) elogiou a mostra e externou alegria em fazer parte da história do município, tanto como cidadão, quanto como gestor por dois mandatos consecutivos. 

“Quero dar os parabéns à prefeitura por resgatar a história de Lucas do Rio Verde, e eu, particularmente, fico muito feliz em poder fazer parte desta história. Lucas do Rio Verde enfrentou muitas dificuldades econômicas, muitos companheiros se foram, tem poucas pessoas desde o começo da história, mas tudo precisa ser registrado porque as futuras gerações não têm noção do que foi Lucas do Rio Verde há 30 anos atrás, quando ainda pertencia ao município de Diamantino. Então essa história tem que ser contada, porque um país sem história, é um país sem futuro”, declarou o ex-prefeito.


Para o atual prefeito, Luiz Binotti, ter um acervo capaz de trazer à memória o nascimento e desenvolvimento do município, é preservar a memória dos pioneiros, valorizando a história de Lucas do Rio Verde, e garantindo a perpetuação dos fatos às próximas gerações.

“Ter o museu é uma forma da gente guardar a memória das pessoas que trabalharam, mostrar para as nossas crianças nas escolas como foi o nascimento, o crescimento da nossa cidade. [...] Após a Expolucas, o museu será itinerante e vai passar nas escolas para que nossas crianças e jovens conheçam e valorizem esses 30 anos de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, e tenho certeza que assim que concluirmos esse projeto, o espaço onde será o Museu será, além de histórico, um ponto cultural e turístico”, analisou.


O primeiro prefeito de Lucas do Rio Verde, Werner Kothrade (1989-1992), também esteve presente. Para o político, mais emocionante do que a nostalgia de fotos emblemáticas, é a oportunidade de reviver a ‘Expolucas’.

“Hoje é um grande momento histórico, em que estamos comemorando 30 anos de Lucas do Rio Verde. Um município que desenvolveu muito, e eu hoje me sinto muito feliz porque voltou o nome ‘Expolucas’, iniciado foi com ‘Expolucas’. [...] Tudo que aconteceu em Lucas do Rio Verde foi por intermédio da Expolucas. A primeira, a segunda, já demos o primeiro passo, onde foi modernizada a agricultura, as industrias, os comércios foram se adequando, e hoje, graças aquele início que o povo todo colaborou, todos ajudaram, o nosso município é esse município que nós conhecemos, e que é um orgulho para nós todos”, externou Kohtrade.

O mostra fotográfica ficará aberta ao público, a partir das 18h, durante todas as noites do evento. Após o encerramento da Exposição, o Memorial Histórico de Lucas do Rio Verde visitará as escolas do município.



Fonte:

Deixe seu comentário