Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TRADIÇÃO

Não é tudo igual: conheça curiosidades culinárias do Natal em outros países

Sabores e cores variam conforme a época e a região do mundo, mas celebração do Natal sempre valoriza a união das famílias.

Publicado em 24/12/2019 às 05:07
Atualizado em

Peru é a estrela das ceias de Natal no Brasil, em outros países, culinária revela diversidade cultural (Foto: Reprodução)

As comemorações de Natal têm, ao redor do mundo, comemorar o nascimento de Jesus Cristo. A data foi estabelecida através de cálculos de aproximação, feitos dois séculos após sua morte, levando em consideração documentos do Império Romano da época, a partir de um recenseamento feito pelo governador da Judéia, usando o calendário Juliano, oficialmente usado em Roma e suas províncias.

A partir de então, as comemorações se tornaram comuns em cada comunidade cristã que surgia, no Oriente e no Ocidente, ganhando nuances particulares que variam segundo a época e o país, criando tradições aparentemente. Veja a seguir algumas curiosidades culinárias de alguns países, típicas para a ceia de Natal.

Brasil

Uma das mais antigas tradições natalinas do Brasil é o peru. A ave é nativa americana e era criada pelas tribos pré-colombianas. As formas de preparar e os acompanhamentos variam de região para região do País, mas a presença do peru é, até hoje, tratada como uma obrigação por muitas famílias brasileiras.

França

A França é um dos países onde a culinária é usada para comemorar diversos momentos ao longo do ano. Para o Natal, os franceses costumam rechear a mesa com diversos pratos regionais, mas patê de trufas e frutos do mar são considerados essenciais. Para a sobremesa um rocambole feito de chocolate com recheio de creme de nozes, com aspecto de tronco e árvore, chamado de “bûche de Nöel”. O doce faz parte de uma tradição renascentista que relembra o hábito de se queimar madeira na lareira das casas. Uma lenda do país diz que, quanto mais lentamente a madeira queimar, mais farta será a safra seguinte.

Itália

A culinária italiana também é mundialmente conhecida por sua história e requinte. Durante as festas que comemoram o nascimento de Cristo, os italianos costumam contar em suas ceias com pastelarias e sobremesas. Entre os pratos mais comuns estão peixes, macarrão com mariscos, mexilhão ou bacalhau salgado. Em Roma outro prato feito a base de peixe, o Capitone, também é tradição. Além deles o panetone também é sempre lembrado, desde o primeiro, feito em Milão, por um jovem apaixonado pela filha do Príncipe da cidade.

Grécia

O país grego preserva a tradição dos primeiros cristãos, inclusive na data de comemoração do Natal, segundo o calendário Juliano. À mesa, os gregos levam sua tradição religiosa e a ceia é servida após a celebração da Sagrada Liturgia, à meia-noite. Os pratos mais comuns são porco assado, cordeiro e os pães doces, como o Christopsomo, o “Pão de Cristo”. Para a sobremesa, a Baklava é o doce favorito na Grécia para ocasiões festivas.

Alemanha

Para os alemães as festividades do final de ano representam uma época de cores e alegria, em contraste com o branco da neve comum ao país neste período. As casas são decoradas com grinaldas com quatro velas, além de arcos, sinos e figuras de anjos. Os visitantes são recebidos sempre com uma taça de vinho temperado quente, parecido com o quentão das festas juninas brasileiras, além de pão de gengibre ou biscoitos. No dia de Natal as famílias germânicas servem o café da manhã com carnes finas, maçãs caramelizadas e um bolo de frutas chamado Stollen, feito com nozes, passas, rum, recheio central e cobertura de açúcar.


Fonte:

Deixe seu comentário