Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SEM VERBA

“Não há recursos para carnaval de Lucas do Rio Verde em 2019”, diz prefeito

Dinheiro poupado com a festa será aplicado em mutirões de saúde

Publicado em 25/01/2019 às 23:52

Prefeito Luiz Binotti informou esta manhã que recursos que seriam destinados ao carnaval servirão para custear mutirões de saúde em Lucas do Rio Verde (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Em seu programa semanal nas rádios de Lucas do Rio Verde, o prefeito Luiz Binotti (PSD) informou em primeira mão na manhã de hoje (sábado, 26) que a administração pública não investirá recursos do município na realização do carnaval de 2019. A decisão foi tomada, segundo Binotti, após conversa com o corpo de secretários municipais.

Na avaliação do prefeito, “outros investimentos exigem maior atenção e a realidade financeira da União, do estado e do município demandam maior controle nos gastos das finanças. Seria uma incoerência de nossa parte não contribuir com nossa parcela de responsabilidade”.

Entrevistado pelo jornalismo de plantão do Portal da Cidade logo após as declarações de Binotti, o secretário de Cultura, Ruan Villas Boas, disse que “embora o município reconheça que o carnaval faça parte do calendário cultural de muitas pessoas que moram em Lucas do Rio Verde, optamos por destinar os recursos para outras áreas, principalmente no setor da saúde. Naturalmente teremos investimentos na cultura ao longo de todo o ano porque o prefeito entende que aplicar em cultura é garantir o desenvolvimento e o bem-estar da própria sociedade”.

SAÚDE – O secretário fez referência à declaração de Binotti de que “os recursos que seriam gastos com o carnaval serão aplicados em mutirões da saúde, a exemplo do recente trabalho feito no atendimento de 100 pessoas que passaram por tratamento contra catarata. Desta vez vamos nos concentrar em doenças vasculares. O secretário Rafael Bespalez, da Saúde, já trabalha neste sentido”.

FUTURO – Quanto ao futuro do carnaval em Lucas do Rio Verde, o prefeito indicou que o Poder Público pode buscar meios de incentivar as organizações sociais e a iniciativa privada a investir em festas durante o período, mas sem injeção direta de recursos do município.

“Temos entidades como o CTNN – Centro de Tradições Norte-Nordeste – e empresas que podem realizar suas festas e celebrar o carnaval. Vamos pensar em formas de incentivar esses grupos para que tenham meios de manter vivas as suas tradições, só que sem a aplicação direta de recursos públicos”.

Em 2018 a Prefeitura de Lucas do Rio Verde investiu R$ 200 mil na realização dos festejos de carnaval, contrariando a disposição das demais prefeituras da região que avisaram, com antecedência, que não aplicariam dinheiro para a realização de qualquer evento alusivo à data.

O carnaval de 2019 será comemorado no dia 05 de março, terça-feira.

COMO SURGIU O CARNAVAL? – Segundo o cientista social Sonir Boaskevicz, o carnaval é uma festa surgida na Roma clássica, pré-cristã, e servia para comemorar o final do período do inverno e o início da primavera. O pesquisador comenta que era um período de festas marcadas pela fartura e por abusos, realizados propositadamente para contrastar com o longo período de privações impostas por um inverno rigoroso.

“Eram realizadas festas em honra a diversas divindades romanas como Ceres (da agricultura), Vênus (do amor), Príapo (da virilidade), Baco (do vinho) ... e os excessos sempre levaram à embriaguez e ao sexo sem controle. De uma forma ou de outra, estas práticas sobrevivem até hoje, não à toa o Poder Público intensifica as campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e ao respeito às leis de trânsito justamente neste período do ano”, complementa.

Fonte:

Deixe seu comentário