Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INCLUSÃO

Professor mato-grossense traz a Lucas do Rio Verde projeto que distribui livros

Ao longo de 14 anos, Clovis Matos já percorreu 140 mil quilômetros e distribuiu 130 mil livros em comunidades distantes de todo Mato Grosso

Publicado em 03/08/2019 às 08:33

Professor Clovis Matos traz a Lucas do Rio Verde projeto social de inclusão à leitura. Em 14 anos, já distribuiu mais de 130 mil livros (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

O Professor Clovis Matos, há 14 anos, desenvolve um projeto social baseado na distribuição de livros para comunidades carentes e distantes de todo o estado de Mato Grosso. Ele conta que a ideia surgiu enquanto trabalhava como diretor de marketing de uma rede de livrarias em Cuiabá e notou que muitas pessoas frequentavam o espaço e liam os livros, mas não os compravam.

“Eu fiquei intrigado com aquilo e comecei a perguntar para as pessoas o motivo que as fazia frequentar a livraria, ler o livro, mas não levar nenhum exemplar para casa (...) a maior parte delas disse que gostava de ler, mas não tinha dinheiro para comprar. Então noite que o que faltava não era vontade de ler e aprender, mas dinheiro para adquirir conhecimento. A partir daí – isso era novembro de 2004 – juntei alguns volumes da minha biblioteca particular e comecei a distribuir em comunidades carentes mais próximas e, depois disso, nunca mais parei”, conta o Professor.

À reportagem do Portal da Cidade, ele diz que conta com o patrocínio da Companhia de Energia Energisa e o apoio do Shopping Três Américas, de Cuiabá, para custear suas viagens pelo interior de Mato Grosso, visitando comunidades que, muitas vezes, sequer aparecem nos mapas. Em suas andanças, que já percorreram 140 mil quilômetros, ele já contabiliza 130 mil livros entregues e inúmeras comunidades visitadas.

Além destes patrocinadores, Matos conta que outros doadores anônimos contribuem para que o projeto não morra: “os patrocinadores custeiam 50% de nosso trabalho. O restante vem do apoio de pessoas anônimas que entram em contato e doam, espontaneamente, recursos financeiros que são revertidos em combustível e manutenção do material que eu uso para levar os livros para estas comunidades rurais”.

LUCAS DO RIO VERDE – Pela primeira vez em Lucas do Rio Verde apresentando seu trabalho, o Professor conta que se encantou com a cidade e com o interesse do público pela leitura.

“A cidade é acolhedora e o nível cultural das pessoas que procuram o nosso stand é diferenciado. São pessoas de todas as idades que gostam de ler, que dominam determinados assuntos e que incentivam outras pessoas a lerem também. Isso enriquece a sociedade e nos motiva a continuar nesta jornada. Espero voltar mais vezes aqui e visitar as comunidades rurais do município para apresentar o trabalho, que é constante”, afirmou.

COMO DOAR – Clovis aproveitou para deixar seus contatos para que outras pessoas, que queiram contribuir com seu trabalho, façam doações.

“Qualquer quantia em dinheiro pode ser depositada em uma conta corrente do Banco do Brasil que mantemos para custear o projeto

Conta Corrente: 19.841 – 2; Agência 1216-5; em nome de Clovis Matos

O telefone para contato com o projeto é (65) 9 8135 – 1176


Fonte:

Deixe seu comentário