Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

VOCÊ SABIA?

Você sabe qual é a origem da Ceia de Natal?

Tradição começou como um ato de caridade e hoje faz parte da mais importante comemoração cristã do ano

Publicado em 24/12/2018 às 08:33

A ceia de Natal é comemorada por mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo (Foto: Reprodução)

Conta a tradição de que a ceia de Natal tem origem em um antigo costume cristão de abrir as portas das casas para peregrinos que iam a cidades sagradas para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. O ato de caridade tornou-se variado em cada país onde o Natal é comemorado e envolve, além de culinária, religiosidade e costumes folclóricos.

No ocidente incorporou-se o peru como um dos pratos principais, já entre os países de tradição portuguesa, o bacalhau é muito consumido. Nos países de tradição cristã ortodoxa, frutas, vinho e pratos regionais enfeitam a mesa.

PERU – O peru é uma ave de origem americana, e sempre foi muito apreciado pelos índios, que o associavam a fartura e riqueza. Com a chegada dos colonizadores ingleses e franceses na América do Norte, a tradição foi incorporada, principalmente nos festejos do Dia de Ação de Graças e no Natal.

PANETONE – Sua origem não é certa, mas a tradição conta que ele foi criado em Milão, na Itália, por um jovem padeiro chamado António (Toni) que, para impressionar o pai de uma jovem pela qual se apaixonara, criou o pão doce com frutas cristalizadas em seu interior. A nova receita fez tanto sucesso que, na cidade, todos começaram a encomendar o tal “pane di Toni” para comemorar datas especiais.

NO ORIENTE – Entre os cristãos ortodoxos, o Natal ainda se comemora seguindo o calendário juliano, anterior ao calendário comum ocidental, criado pelo Papa Gregório XIII, em 1582. Por isso existe uma diferença d e13 dias entre uma comemoração e a outra.

Na ceia de Natal do Leste Europeu e do Oriente Médio os costumes variam muito, mas tradicionalmente se serve um prato principal, em honra a Jesus Cristo e outros 12 pratos, representando cada um dos apóstolos.

Entre eles, os festejos de Natal têm outras duas datas importantes: 27 de novembro, dia de São Felipe e início da quaresma, e; 06 de dezembro, dia de São Nicolau.

A mesa deve ser sempre adornada com um feixe de trigo. Entre os pratos mais consumidos no Leste Europeu estão: o Borchth (sopa de beterraba); o Nalêsneke (uma espécie de panqueca), e; o Varének (um pastel parecido com o ravióli italiano).

Fonte:

Deixe seu comentário