Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CAPACITAÇÃO

Agricultores de Lucas do Rio Verde participam de curso sobre manejo de pragas

Lucas do Rio Verde é sede de uma das etapas do ciclo de palestras que visita 8 municípios

Publicado em 27/08/2019 às 21:01

SENAR e Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde ofereceram palestras sobre controle de pragas para agricultores na manhã de hoje (quarta-feira, 28) (Foto: Reprodução)

O SENAR-MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso – em parceria com o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, realizam na manhã desta quarta-feira (28) mais uma etapa da Conexão Agrihub. O evento já esteve em Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Querência e Água Boa, antes de chegar a Lucas do Rio Verde.

Com a temática “Manejo de Pragas e Doenças Daninhas”, o SENAR busca apresentar as mais novas técnicas de controle de concorrentes e parasitas das lavouras em Mato Grosso, que diminuem a rentabilidade das safras e causam prejuízos aos agricultores.

Em entrevista concedida antes do início das palestras, o engenheiro agrônomo e superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio,

“a meta do ciclo de palestras é ajudar os produtores de Mato Grosso a acessar as mais novas tecnologias de combate a estas pragas. Para isso, temos que ouvir os agricultores, buscar as soluções e apresentar em encontros como esses (...) queremos ajudar o homem do campo, que lida e depende da lavoura, neste processo de escola pela melhor solução de seu problema”.

Celidonio ainda explica que há desafios no setor que precisam ser encarados com maior rigor. Entre eles, explica, “o principal desafio ainda consiste em passarmos aos produtores que é necessário se fazer a intervenção na lavoura dentro da medida certa, sem exageros nem economia demasiada (...) e esse é o intuito: trazer para produtores e profissionais do agronegócio esta capacitação, para que o colaborador da fazenda saiba como contar a população de pragas, fazer a amostragem correta, armazenar estes dados e montar a estratégia mais eficiente de combate”.


Fonte:

Deixe seu comentário