Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MAIS UMA LEI

Agricultores do Vale do Teles Pires querem solução para regularização de terras

Há produtores em assentamentos na região que aguardam há 20 anos documentação que regulariza a propriedade dos lotes da reforma agrária.

Publicado em 13/09/2019 às 08:33
Atualizado em

Agricultores de assentamentos da reforma agrária no Vale do Teles Pires aguardam documentação definitiva de propriedade sobre os lotes (Foto: Reprodução - Ministério do Desenvolvimento Agrário)

A Câmara de Deputados analisa o Projeto de Lei 7.779/17, que prevê criminalização para quem transferir, de maneira irregular, áreas de terra provenientes de programas de reforma agrária. A proposta altera o artigo 171 do Código Penal inclusive com pena de reclusão de 1 a 5 anos, para quem realizar este tipo de transação.

O agricultor e prefeito de Itanhangá, Edu Paskoski (PR), vê de forma crítica as medidas sobre o tema. Ao Portal da Cidade, Paskoski disse que “é necessário que o Estado pare de fazer leis e mais leis, um conjunto burocrático cada vez maior que, no final das contas, não levam a lugar nenhum. A questão fundiária em Mato Grosso e no Brasil precisa ser levada mais a sério e o governo precisa tirar as soluções do papel. Há agricultores na nossa região que aguardam há 20 anos a regularização [...] há absurdos como terras da União serem embargadas pela própria União, por exemplo”.

A crítica de Paskoski diz respeito à ineficiência das leis e da fiscalização. De acordo com dados do próprio INCRA – Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária, cerca de 40% dos lotes distribuídos nas últimas décadas e ainda não regularizados, está em situação de transferência fora da legislação em vigor.

Fonte:

Deixe seu comentário