Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MAIS RECURSOS

Agricultores poderão ter dificuldade para renovar maquinário em 2019

Segundo Abimaq, os recursos do Moderfrota 2018/2019 podem se esgotar no final de março

Publicado em 18/01/2019 às 01:38
Atualizado em

Segundo Abimaq, o volume de equipamentos agrícolas comercializados nos últimos 12 meses cresceu 58% em comparação ao período anterior (Foto: Reprodução)

O Ministério da Agricultura recebeu solicitação, no início desta semana, para que sejam adicionados R$ 3 bilhões nos recursos de financiamento para o Moderfrota - Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras. O pedido foi protocolado pela Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

A associação argumenta que os recursos atuais são insuficientes para custear a demanda do mercado e que o programa, mantido com recursos do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é a principal linha de crédito aos agricultores para renovação de seu maquinário, além de ser o mais acessível, por manter uma linha de juros entre 7,5% a 9,5% ao ano.

O presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, tem argumentado com a imprensa especializada que o saldo em caixa para o Moderfrota – em torno de R$ 4 bilhões – é insuficiente para custear os novos pedidos. Sua avaliação se baseia nos dados da entidade que indicam aumento no crescimento do mercado de máquinas e implementos agrícolas na ordem de 58% nos últimos 12 meses.

Segundo o gerente geral de uma das maiores concessionárias de máquinas agrícolas do meio-norte mato-grossense, instalada em Lucas do Rio Verde, Roberto Petri, “cerca de 80% das nossas vendas usam os recursos de financiamento do Moderfrota. Caso haja, de fato, escassez de recursos, sofreremos um impacto muito grande nas vendas. Outro fator que precisa ser avaliado com atenção é a retirada ou diminuição do subsídio aos juros, o que acarretaria aumento nas taxas praticadas hoje”.

Fonte:

Deixe seu comentário