Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INOVAÇÃO

Agricultura poderá ter subsídio para comprar máquinas que usem energia renovável

Projeto quer incluir subsídios à Lei de Política Agrícola do Governo Federal que favoreça, principalmente, agricultura familiar

Publicado em 21/02/2019 às 05:10

Já existem projetos em desenvolvimento, pelas fábricas instaladas no Brasil, da produção de tratores e outros equipamentos movidos a biodiesel. Medida pode impulsionar mercado (Foto: Reprodução - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Está na pauta de discussões da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei 6325/16, que propõe que sejam criadas linhas de crédito para a aquisição de implementos agrícolas que usem como combustível fontes de energia renovável. A proposta inclui esta modalidade de incentivo à Lei de Política Agrícola (Lei 8.171/91).

O foco principal, diz o autor do Projeto, é oferecer maior acesso à novas tecnologias para os produtores da agricultura familiar. Estão caracterizados na proposta como exemplos de energia renovável é “recursos que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés, biomassa e energia geotérmica”.

O texto foi aprovado em dezembro de 2018 na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Segundo avaliação do relator do Projeto, deputado Marcon (PT-RS) “já possuímos linhas de crédito destinadas à agricultura familiar para a aquisição de equipamentos para a produção de energia elétrica a partir das fontes eólica, solar e biomassa. Assim, a aquisição de equipamentos para a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis representa uma garantia a mais”.

O parlamentar citou a legislação que incentiva os produtores rurais a construir pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e termoelétricas que funcionem utilizando resíduos agrícolas como bagaço de cana-de-açúcar ou farelo de soja, por exemplo, para eletrificação rural e programas de florestamento energético.

O texto já foi avaliado pelas Comissões de Minas e Energia e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Caso aprovado, segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania em caráter terminativo.

Fonte:

Deixe seu comentário