Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

progresso

“Agroindústria em Lucas do Rio Verde é um fato”, afirma Binotti

Em entrevista exclusiva ao Portal da Cidade, prefeito afirma que município tem “caminho sem volta” rumo ao fortalecimento do setor.

Publicado em 28/08/2018 às 05:38
Atualizado em

Prefeito Luiz Binotti (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

Durante a vistoria das obras de construção do novo Mercado do Produtor, o prefeito Luiz Binotti concedeu entrevista exclusiva ao Portal da Cidade. Segundo ele, “Lucas do Rio Verde segue caminho sem volta rumo ao fortalecimento da agro-indústria e estamos reunindo todas as condições necessárias para que nosso município avance cada vez mais neste sentido”.

Binotti lembrou que, desde 2000, a cidade tem direcionado seus esforços para fortalecer sua economia, diversificando sua base produtiva e buscando verticalizar sua cesta de produtos, deixando de ser um espaço que oferece apenas produtos primários para se tornar um forte componente da matriz industrial de Mato Grosso.

“Contamos aqui mesmo com um setor produtivo muito bom, com empresários visionários que investem no município e atraem novos investimentos de fora, até mesmo do exterior. Por isso dá para dizer que a meta geral - do Poder Público, dos empresários e da sociedade civil organizada - é fazer com que aquilo que produzimos em Lucas do Rio Verde seja industrializado aqui, agregando valor, aumentando a renda e o nível de empregos”, entende o prefeito.

Infraestrutura
Binotti ainda comentou que os projetos em andamento para melhorar a infraestrutura do município formarão uma grande teia logística voltada a facilitar o escoamento da produção regional para outros mercados. Ele avalia que “em um futuro próximo contaremos aqui com um sistema multimodal de transportes que facilitará muito o escoamento de nossa produção. Além dos acertos que estão em andamento quanto a duplicação da rodovia BR-163, estão adiantados os encaminhamentos para duas ferrovias que vão contar nosso município e ainda há estudos para aproveitarmos nossos rios próximos [...] não tenho dúvida de que Lucas do Rio Verde será o grande entroncamento logístico de Mato Grosso no futuro”.

Mão de obra
O prefeito ainda comentou que, para que tais projetos atinjam o sucesso desejado, é fundamental que haja na cidade mão de obra devidamente qualificada e preparada para atender as demandas apresentadas pelas empresas instaladas e que se instalarão no município. Para tanto, afirma, “é necessário trazer para cá centros de qualificação em diversos níveis. Já contamos com boas escolas e centros de formação profissional particulares; além disso temos o SECITEC; muito em breve, contaremos com o novo prédio do SENAI, que poderá oferecer até mil alunos capacitados por ano; sem nos esquecermos das turmas de Engenharia da UNEMAT que já estão preparando duas turmas de engenharia para os próximos quatro ou cinco anos”.

Fomento
Binotti explica que a proposta e os projetos são amplos: “Como eu disse anteriormente, temos bons empresários aqui e também atraímos o interesse em investimentos de fora, até mesmo do exterior [...] temos o privilégio de contar com gente em Lucas do Rio Verde que sabe aproveitar boas oportunidades: já trouxemos para cá pasteurizadores para aumentarmos a nossa produção de iogurte e queijos, mas queremos ampliar a oferta de insumos. Vamos buscar usar nossa gestão como instrumento que aproxime o pequeno produtor dos bancos para conseguirmos financiamento a juros mais baixos; temos excelente oferta de matéria-prima para industrializarmos frutas, carnes, leite [...] e, assim, trazermos maior renda para quem vive da agricultura familiar”.


Fonte:

Deixe seu comentário