Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

NOVOS EMPREGOS

Agronegócio gera mais de 75 mil empregos no primeiro semestre

No semestre, agro brasileiro já contratou 75,3 mil novos trabalhadores. Laranja e soja lideram ranking das culturas que mais empregam

Publicado em 31/07/2019 às 00:37
Atualizado em

Laranja foi a cadeia produtiva que mais gerou empregos no setor de agronegócio. Apenas em junho foram mais de 7 mil postos (Foto: Reprodução)

De acordo com nota divulgada na manhã desta quarta-feira (31) pela CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – dados do Ministério da Economia indicam que o setor do agronegócio foi responsável pela criação de 22.702 vagas formais de emprego no mês de junho. O número representa 46,8% de todos os postos formais de trabalho ocupados para o mês em todo o País.

Na avaliação de Paulo Camuri, assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA, “isso mostra cada vez mais a importância do setor na geração de renda e emprego no Brasil, com 46% da expansão de vagas em junho e 18% no acumulado do ano”.

Ainda analisando os dados apresentados pelo Governo Federal, Camuri destaca que a agropecuária somente ficou atrás do setor de serviços, que geraram 23 mil vagas no mesmo mês de junho.

Os maiores destaques do setor na criação de novos empregos foram as cadeias produtivas de soja em Mato Grosso (2.925 carteiras assinadas) e laranja em São Paulo (7.637 empregos). O Sudeste foi a região que mais se destacou no número de contratações.

Entre janeiro e junho deste ano, o Brasil criou 408,5 mil novos postos de trabalho, sendo o melhor resultado para o período desde 2014, com forte recuperação do setor de serviços, que gerou no semestre 272,7 mil empregos, seguido pela agropecuária (75,3 mil contratações) e pela indústria da transformação (69,2 mil novos contratos).


Fonte:

Deixe seu comentário