Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Tecnologia

Anac autoriza uso de drone para delivery de comida no Brasil

O delivery com o uso de drones amplia as possibilidades de atuação e o alcance em novas áreas, além de ser mais uma opção de modal não poluente

Publicado em 24/01/2022 às 08:48

(Foto: Divulgação)

Após dois anos de testes, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização para que o uso de drones DLV-1 NEO possa ser feito comercialmente pela plataforma de delivery de comida iFood.

O projeto, em parceria com a empresa fabricante do modelo, a Speedbird Aero, permite o uso diário da aeronave para o serviço. Para que o feito pudesse ser alcançado, foram feitos testes de viabilidade em diferentes regiões e contextos com a certificação Cave (Certificado de Autorização para Voo Experimental), obtida em 2020.

Esse período comprovou a possibilidade de operar drones com o propósito de entregas e, com isso, obter o essa Autorização que habilita a RPA (Aeronave Remotamente Pilotada) no modelo DLV-1 NEO a operar comercialmente em rotas Bvlos (Beyond Visual Line of Sight, em inglês), ou seja, além da linha de visada visual do piloto.

O drone poderá realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto. A partir deste sinal verde, o delivery com o uso de drones em parte das rotas amplia as possibilidades de atuação e o alcance em novas áreas, além de ser mais uma opção de modal não poluente.

"A aprovação do DLV-1 NEO merece destaque por ser o primeiro multirotor aprovado pela Anac e por sua aplicação, entrega de mercadorias. No processo que levou a esta aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança. A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda”, segundo o Superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto José Silveira Honorato.


Fonte:

Deixe seu comentário