Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MAIS CARA

ANEEL indica que conta de energia em agosto será mais cara

Agência afirma que vigorará o regime de bandeira vermelha nas contas do próximo mês. Falta de chuvas durante o período é a grande vilã dos consumidores

Publicado em 27/07/2019 às 03:29

Com o período mais seco do ano, reservatórios das usinas hidrelétricas estão mais baixos (Foto: Reprodução)

A ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica – divulgou nota informando que há grandes possibilidades de haver aumento no custo para o consumo de energia elétrica durante o mês de agosto. De acordo com a informação, que foi ao ar nesta sexta-feira (26), a mudança de bandeira – amarela para vermelha – é necessária porque o volume dos reservatórios de água nas principais hidrelétricas do País está abaixo da média considerada segura pelo ONS – Operador Nacional do Sistema – e o alto consumo pode colocar em risco o fornecimento.

Na nota, a ANEEL explica: “agosto é um mês típico da estação seca nas principais bacias hidrográficas do SIN - Sistema Interligado Nacional. A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios”, disse a entidade.

A ANEEL explica que a mudança indica ao consumidor que houve um aumento no custo geral para o fornecimento de energia elétrica, inclusive com o acionamento das usinas termoelétricas. Com a mudança, o consumidor final poderá pagar até R$ 4 para cada 100 kilowatts-hora no patamar 1.

O órgão ainda explica que, após o pagamento das contas de energia elétrica, os recursos arrecadados são depositados em uma conta específica repassados às distribuidoras de energia. Com isso, as empresas compensam o aumento no custo de geração de energia durante os períodos mais críticos do ano.


Fonte:

Deixe seu comentário