Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MAIS ÁREAS

Área cultivada no Brasil pode crescer 1 milhão de hectares/ano na próxima década

Centro-Oeste poderá aumentar o seu total de área de lavoura em 28,5% sobre o que é aproveitado hoje

Publicado em 26/07/2019 às 02:55

Brasil poderá ter um incremento de 10,3 milhões de hectares em área cultivável na próxima década (Foto: Reprodução)

Estudo realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura prevê que o Brasil ganhará, até 2029, 10,3 milhões de hectares, uma média de 1 milhão por ano. De acordo com o relatório final das Projeções do Agronegócio, Brasil 2018/19 a 2028/29, a área ocupada pela agricultura deixará de ser de 75,4 milhões de hectares e chegará a 85,68 milhões.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL - As principais culturas a ocuparem estes novos espaços serão o algodão, o arroz, o feijão, o milho, soja e trigo, representando um acréscimo de produtividade para algumas destas culturas de, até, 15,3% anualmente. A expansão se dará, principalmente, à recuperação de áreas degradadas por pastagens.

O soja deve ser a cultura que ganhará maior projeção netas novas lavouras, podendo ocupar 9,54 milhões de hectares, seguida pelo milho (com acréscimo de 4 milhões de hectares) e a cana-de-açúcar, para a qual se projeta um incremento de 1,64 milhões de hectares ocupados.

Com isso, ao final deste processo, o Brasil poderá atingir a cifra de 300 milhões de toneladas de grãos colhidos anualmente, aumentando o atual volume me 27%.

CENTRO-OESTE – A região Centro-Oeste deve ser a que mais ganhará espaços recuperados ou reaproveitados. Segundo os números do Ministério da Agricultura, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem anexar 28,5% mais áreas junto aos atuais 26,5 milhões de hectares já aproveitados, atingindo a marca de 34 milhões de hectares produzindo até duas safras por ano.

O crescimento é muito superior ao estimado para a região Sul, por exemplo, que terá aumento de 8% em sua área de plantio no mesmo período, atingindo 21 milhões de hectares.


Fonte:

Deixe seu comentário