Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Mais barata

Atenção consumidores de Lucas: Em outubro a bandeira tarifária será amarela

Em Lucas do Rio Verde, consumidores são orientados a economizar.

Publicado em 03/10/2019 às 01:13
Atualizado em

Bandeira tarifária é de cor amarela em outubro (Foto: Arte/Portal da Cidade)

A bandeira tarifária de outubro será amarela, com custo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A medida apresenta uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando a agência adotou a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, com acréscimo de R$ 4 para cada 100 kWh consumidos.

Mesmo com a redução, é sempre importante economizar, por isso o Portal da Cidade separou algumas dicas para ajudar os consumidores luverdenses:

Ferro de passar roupa: Separe as roupas, e comece com aqueles que exigem temperaturas mais baixas. Sempre que você precisar interromper o serviço, não se esqueça de deligar o ferro. 

Ar-condicionado: Escolha o equipamento de acordo com o tamanho do ambiente e procure fechar portas e janelas durante o seu funcionamento. A temperatura ideal para gerar economia é 23º graus.

Máquina de lavar roupa: Procure lavar o máximo de roupas quando for utilizar a máquina.


Lâmpadas: Acenda somente à noite. Prefira a luz natural. Abra janelas e cortinas para a iluminação do ambiente durante o dia. Dê preferência às lâmpadas de LED ou fluorescentes. 

Chuveiros elétricos: Este é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Tome banhos curtos. Nos dias quentes, regule a temperatura para a mais baixa. Você pode reduzir o consumo em até 30%.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a mudança da bandeira vermelha para amarela ocorre pela previsão do aumento das chuvas em outubro. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. 


Fonte:

Deixe seu comentário