Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SEU BOLSO

CEPEA alerta que leite poderá ficar mais caro nos supermercados

Estabilidade está em risco por conta do aumento dos preços de insumos como soja e milho para a ração e o maior abate devido ao aumento no preço da carne

Publicado em 16/01/2020 às 07:12

Preço do leite e derivados pode aumentar nas próximas semanas para o consumidor final, alerta o Cepea (Foto: Reprodução)

Relatório divulgado esta semana pelo Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - indica que o preço do leite nos supermercados corre o risco de sofrer alta nos próximos meses e continuar pressionado ao longo de todo o ano de 2020. A variação está atrelara a fatores paralelos à produção do leite, como aumento da cotação do soja e do milho no mercado internacional e, também, pelo aumento da demanda por carne bovina, principalmente por parte dos países do sudeste asiático.

No caso do milho, por exemplo, o relatório indica que há dois fatores relevantes em jogo: em primeiro lugar, o cereal brasileiro tem ganhado mercados no exterior antes dominados pelos Estados Unidos e, em segundo plano, o crescimento do mercado interno com o surgimento das usinas de produção de etanol, principalmente em Mato Grosso.

Já o farelo de soja o aumento no preço também está atrelado ao mercado externo. Muitos produtores têm comercializado o produto no mercado internacional e, assim, contribuído para que o preço interno siga a mesma tendência, precisando concorrer com consumidores que pagam em dólares ou euros.

Além destes dois fatores, alguns pecuaristas aproveitaram a onda de aumento no preço da carne para aumentar o volume de abates e, com isso, renovar o plantel em suas propriedades. Como menos fêmeas à disposição para a produção de leite e nenhuma redução da demanda, o preço do litro tende a aumentar, explicam os responsáveis pelo documento: “Também se deve levar em conta que, dada a alta nos preços dos bezerros, é possível que produtores de leite invistam na criação destes animais e passem a destinar maior parte da produção de leite para a sua alimentação”.


Fonte:

Deixe seu comentário