Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PRODUÇÃO

Cepea e CNA fazem levantamento dos custos da produção agrícola em Mato Grosso

Levantamento faz parte do ciclo de palestras do Projeto Campo Futuro

Publicado em 13/08/2019 às 00:56

Houve redução média nos ganhos das lavouras mato-grossenses de 5% entre 2018 e 2019 (Foto: Reprodução)

Especialistas e técnicos do Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – e da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – estiveram em Sinop (150km de Lucas do Rio Verde) para participar de um ciclo de palestras que compõem o Projeto Campo Futuro. A iniciativa busca levantar dados sobre os custos de produção para os produtores mato-grossenses.

MENOS GANHOS - Em nota à imprensa, Alan Malinski, assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA explica que os “resultados preliminares do painel revelaram que o potencial produtivo das lavouras da região foi prejudicado pelo excesso de dias nublados em dezembro e janeiro e chuvas em abril e maio deste ano, ocasionando uma perda de receita aos agricultores de aproximadamente 5% em relação à safra anterior”.

No caso do soja, houve redução de rentabilidade na margem líquida de 37%. Para o milho, apesar do aumento no preço da venda (12%) nas últimas semanas, também se constatou redução nos ganhos no momento da comercialização, inclusive com alguns prejuízos reportados.

MAIS CUSTOS – Há indícios, segundo Malinski, de que o cenário continuará ruim para o próximo período e que os sinais de alarme não podem ser desligados ainda: “Para a próxima safra dados preliminares indicam leve aumento dos custos. Entretanto, o produtor deverá repetir o pacote tecnológico adotado na última safra, pois isso proporcionará bons rendimentos, assim como tem ocorrido nos últimos anos”.

Com informações da CNA


Fonte:

Deixe seu comentário