Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MERCADO EXTERNO

China impõe sobretaxa ao frango brasileiro de até 32,4% por 5 anos

Mercado chinês consome mais de 10% da carne de frango produzida no Brasil

Publicado em 15/02/2019 às 00:22

Mercado consumidor chinês representa 10% de toda a exportação de frango do Brasil (Foto: Reprodução - Agência Estadual de Notícias - Governo do Paraná)

A China declarou oficialmente, ontem (quinta-feira, 14), que decidiu impor medidas antidumping ao Brasil para o mercado da carne de frango. Segundo as informações do Ministério do Comércio chinês, os exportadores brasileiros estariam praticando preço muito abaixo do mercado internacional e afetando até mesmo seus produtores internos.

Com a medida, a carne do frango entrará no mercado chinês com uma sobretaxação que pode variar entre 17,8% e 32,4% e vigorará por cinco anos. A determinação isenta 14 indústrias brasileiras, entre elas a BRF e a JBS, caso elas se comprometam a vender as aves acima de um preço mínimo, ainda não divulgado, que será estipulado por Pequim.

Em resposta, a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal – afirmou em nota na manhã de hoje que “é importante esclarecer que, embora o governo chinês tenha divulgado a imposição de tarifas de direito antidumping, elas estão suspensas devido à celebração de um acordo de Price Undertaking (PU), firmado entre empresas do setor e as autoridades chinesas para a aplicação de direitos antidumping”.

A associação ainda declara que tem apresentado documentos ao governo chinês, desde agosto de 2017, que comprovam a prática de comércio segundo as normas internacionais estabelecidas e que não há prática de dumping por parte dos exportadores brasileiros.

Fonte:

Deixe seu comentário