Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Conta de luz

Com bandeira vermelha, consumidores de Lucas do Rio Verde devem ficar atentos

Com o retorno da bandeira vermelha, algumas dicas podem ajudar a evitar o desperdício de energia elétrica e contribuir para redução do valor da conta.

Publicado em 02/09/2019 às 00:35
Atualizado em

Com o retorno da bandeira vermelha, algumas dicas podem ajudar a evitar o desperdício de energia elétrica e contribuir para redução do valor da conta. (Foto: Reprodução: Portal da Cidade- Richard Montecinos)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária vermelha em seu primeiro patamar no mês de setembro. Com isso, as contas de luz continuam com taxa extra de R$ 4,00 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh). Essa é a bandeira tarifária em vigor desde o início deste mês.

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha demonstra que há condições ainda mais custosas de geração de energia. Ainda segundo a agência, o sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da produção. O funcionamento é simples, para que os consumidores possam assimilar que as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custa mais ou menos por causa das condições de geração.

Com o retorno da bandeira vermelha, o Portal da Cidade preparou algumas dicas que pode ajudar você consumidor a evitar o desperdício de energia elétrica, e contribuir para redução do valor da conta. Confira:

Aproveite a luz natural - A luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados.

Chuveiro - Ele é responsável por até 35% dos gastos numa conta de luz na família brasileira. diminua o tempo e temperatura do banho.

Carregador de celular da tomada - Não deixe o carregador de celular na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado.

Escolha lâmpadas LED - Dê preferência a lâmpadas LED especialmente na cozinha, área de serviço e outros locais onde o consumo é maior.

Ar condicionado - Um dos itens mais usados é o ar condicionado. Mantenha a temperatura entre 23 e 25 graus.

Lavar e passar roupa - A dica é Juntar uma quantia grande de roupas, todas as vezes que for lavar, com isso você vai gastar menos energia, menos água e também menos sabão em pó. Quando for passar, ligue o ferro e passe todas as peças de uma única vez.


Fonte:

Deixe seu comentário