Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Em Lucas

Consultor financeiro orienta para economizar nas festividades de final do ano

Na matéria os luverdenses são orientados a economizar de forma simples para aproveitar as festividades

Publicado em 25/10/2019 às 00:51
Atualizado em

Dicas simples podem ajudar a driblar os gastos de nos meses de dezembro e janeiro (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Estamos entrando no mês de novembro, restam apenas um pouco mais de um mês para a tão esperada festa de final de ano. Os encontros geralmente são recheados de festas, presentes, roupas novas, comilanças e é claro muitos gastos, por isso é fundamental planejar bem as compras para que você não saia gastando no impulso.

Para ajudar os luverdenses, o Portal da Cidade entrevistou o consultor financeiro de Lucas do Rio Verde Aldo Nuss, que destacou a atenção que os consumidores devem ter, para não exagerar nos gastos e começar o ano de 2020, com recursos equilibrados.

"Uma boa dica para as famílias é utilizar  uma caderneta de gestão de orçamento familiar, para anotar todas as contas e ganhos, e isso inclui o salário do mês, 13° salário, bonificações e até mesmo o valor do saque do FGTS, que muitos brasileiros já estão recebendo. O ideal, é usar o salário para pagar as despesas mensais, dessa maneira, os valores recebidos a mais, por exemplo o 13° salário e as férias , poderá ser investido nas festas, e nas compras de presentes", recomenda o consultor.

Comprar antecipadamente

É sempre bom se planejar, deixar para a última hora pode deixar o consumidor um pouco confuso, e isso gera compras  impulsivas, gerando mais gastos.
 
Itens natalinos: A lista é imensa, são tantos detalhes desde as decorações, presentes, comidas e bebidas típicas da data entre elas: panetone, algumas frutas, nozes, champanhe, peru, chester, entre outros  produtos tradicionais da época que registram altos preços. 

Viagens: Mês de dezembro também é o mês das viagens. Muitas famílias se programam para passar o Natal ou o Ano Novo em outros estados, geralmente as viagens são decididas em cima da hora. Uma boa programação é essencial para realizar curtir a viagem e o retorno dela.

"Os consumidores precisam se lembrar que depois das festividades, inicia-se um novo ano. E janeiro também tem suas despesas como: o IPTU, IPVA, matrícula da escola, material escolar, e é claro com as despesas mensais, de água, luz, conta de telefone entre outras. Os que conseguirem terminar 2019 sem dívidas, podem comemorar mais tranquilos", concluiu Aldo Nuss.

Fonte:

Deixe seu comentário