Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Organização

Economia doméstica é principal aliada dos consumidores luverdenses

Um bom modo de economizar dinheiro é reduzir as despesas domésticas.

Publicado em 22/08/2019 às 01:40
Atualizado em

Economia doméstica é principal aliada dos consumidores. (Foto: Reprodução: as.al.gov.br)

Quando o assunto é economia, muitos esquecem da economia doméstica, aquela movimentada todos os meses por famílias brasileiras, no pagamento de aluguel, luz, água, alimentação, combustível, mensalidade de escolas e farmácia.

Dentre todas essas despesas, a alimentação com certeza pesa mais no bolso dos consumidores, isso porque, alguns alimentos essenciais na alimentação estão cada vez mais caros em todo o país. É por isso que a economia doméstica é muito importante para o orçamento familiar. Mesmo que muitas pessoas consideram impossível economizar quando o assunto é alimentação, mudanças simples no estilo de vida podem fazer a diferença.


De acordo com o consultor financeiro Aldo Nuss, separar as despesas do mês em porcentagens, aquilo que é mais necessário, e o que é menos importante, é essencial. 

‘’O primeiro passo é identificar o total de despesas que possui, e qual é a renda mensal da família. É importante listar de forma organizada, sem esquecer nada, ou seja, o aluguel não pode ultrapassar os 25 % do orçamento familiar, a alimentação não pode ultrapassar mais do que 50%, somente com este cálculo todos os meses é possível organizar a economia doméstica’’

Não sabe economizar- não faz pesquisa de preço, pega o primeiro produto que vê pela frente, faz as compras com pressa, busca sempre por uma marca de um produto específico sem saber se está na promoção ou não.

Sabe economizar- compara preços, vê o estado de qualidade das frutas e verduras, observa o prazo de validade, presta atenção no folheto de ofertas, usa uma calculadora, raciocina mentalmente se o preço da carne está mais barato naquele local ou no supermercado vizinho. São atitudes de consumidores que se preocupam com a economia doméstica.

Fazer uma lista, funciona ou não?

‘’Para quem quer economizar com a lista, deve ter em mente que é um processo que exige mais tempo e paciência. Muitos cometem o erro de ir com a lista em apenas um estabelecimento, mas o ideal é fazer uma pesquisa de preços em três, e comprar os produtos de acordo com a oferta. É assim que trabalha a licitação pública e as grandes empresas, é mais trabalhoso, mas faz a diferença no orçamento familiar’’ concluiu o consultor financeiro.


Fonte:

Deixe seu comentário