Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INVESTIMENTOS

Empresa pretende construir duto de etanol de milho em Mato Grosso

Recentemente, foram anunciadas as obras entre Minas Gerais a São Paulo. Primeira fase da obra está orçada em R$ 1,8 bilhão

Publicado em 17/01/2019 às 04:38
Atualizado em

Holding quer investir em Mato Grosso prevendo que estado produza até 5 bilhões de litros de etanol de milho por ano em 2023 (Foto: Reprodução)

Foi anunciado esta semana, pela imprensa especializada em mercado agropecuário, que a Logum pretende expandir seus negócios para o Centro-Oeste em breve. A empresa é uma holding de energia renovável controlada pelo capital da Petrobras, Raízen e Copersucar e é responsável por administrar o único duto de etanol em funcionamento no Brasil.

Segundo os executivos da empresa, a ideia é atingir o centro do País e chegar aos centros produtores de etanol de milho, localizados em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Recentemente a Logum divulgou a notícia de que conseguiu financiamento, junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – para expandir o duto já em operação até Minas Gerais. Ao final das obras, os cálculos apontam que serão transportados 6 bilhões de litros de etanol anualmente pelo sistema.

Mesmo sem confirmar valores, analistas estimam que a linha de crédito para os primeiros investimentos da Logum estejam próximos a R$ 2 bilhões.

CENTRO-OESTE – o CEO da Companhia, Wagner Biasoli afirmou que o próximo passo será atingir os estados do Centro-Oeste, polo brasileiro na produção de grãos. A iniciativa antecipa a mudança na legislação de incentivos aos biocombustíveis, prevista para entrar em vigor em 2020.

Biasoli conta que passou por Mato Grosso recentemente e que existe a possibilidade de estender o duto para Cuiabá, pois a Logum prevê que, muito em breve, o estado será responsável pelo beneficiamento de 1 bilhão de litros de etanol de milho por ano, aumentando ainda mais essa produtividade até 2023.

“O Estado deve chegar a 5 bilhões de litros nos próximos três a cinco anos”, comentou.

Caso o projeto se concretize, o mercado de etanol em Mato Grosso entrará em uma nova fase, pois especialistas no assunto informam que o maior problema para o desenvolvimento do mercado é o transporte do produto para centros consumidores dentro e fora do País.

A maior usina de produção de etanol de milho de Mato Grosso fica em Lucas do Rio Verde (350km de Cuiabá). A empresa recebeu, em setembro de 2018, a autorização da ANP - Agência Nacional do Petróleo - para produzir até 761 mil litros de etanol de milho por dia.

As informações são do site especializado brasilagro.

Fonte:

Deixe seu comentário