Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

COVID-19

Empresários destacam a economia e o agro em Lucas do Rio Verde

Miguel Vaz Ribeiro e Aluízio Bassani, comentaram um pouco sobre o momento que Lucas do Rio Verde e o Brasil, vive nesta pandemia de Coronavírus.

Publicado em 03/04/2020 às 22:01

Miguel Vaz Ribeiros e Aluizio Bassani durante entrevista (Foto: Portal da Cidade/Richard Montecinos)

Na manhã deste sábado (04) durante entrevista na Rádio Regional, os empresários Miguel Vaz Ribeiro e Aluízio Bassani, comentaram um pouco sobre o momento que Lucas do Rio Verde e o Brasil, vive nesta pandemia de Coronavírus no setor econômico e no agro. 

Ribeiro destacou que no setor do agro a preocupação é quanto a entrega dos insumos pelos próximos 30 ou 60 dias. “Temos um volume muito grande a ser desembarcado no Brasil, e agora com o escalonamento nos portos, então nesse momento a preocupação é mais em relação a isso, já que a colheita da soja já foi realizada e o plantio do milho também, é como será daqui para frente” disse o empresário e produtor.

Miguel comentou ainda sobre a elevação do dólar e os custos que a próxima produção pode gerar aos agricultores. “Os maiores custos nesse caso são os defensivos e fertilizantes que na maioria é comprado conforme o dólar, se o produtor já não tiver se preparado para o próximo plantio e precisar adquirir esses produtos com o valor que temos hoje do dólar, isso realmente pode gerar um aumento significativo na produção”, disse ele.


O empresário Aluízio Bassani, que trabalha no ramo moveleiro comentou da dificuldade em entregar as encomendas já que os setores de produção estão parados. “Aqui nós estamos trabalhando de forma escalonada, tentando não parar com a produção, porém alguns produtos que nós tínhamos no nosso portfólio teve que retirado pois ou não há previsão de entrega ou a entrega está para mais de 90 dias” explicou ele.

Questionado quanto aos impactos econômicos, Bassani falou sobre a taxa de desemprego que está elevando. “Tive contato com pessoas ligadas ao setor da construção civil e em uma grande empresa, cerca de 10% do quadro de funcionários foi dispensado, pois a empresa não tem condições de mantê-los parados. E isso nós estamos falando de empresa que possui mais de 700 colaboradores, é um impacto muito grande e que pode demorar muito para que a recuperação volte novamente” contou.

Quantos as medidas dos Governantes ambos concordaram com as atitudes, as limitações e a volta ao trabalho, seja escalonado ou de forma home office, entretanto a preocupação de acordo com eles, são os prazos para pagamentos de impostos. “As ações do Governo Federal para prevenir o desemprego e garantir que as empresas permaneçam abertas são várias, como a prorrogação do pagamento de impostos como FGTS, Simples, ICMS, porém a preocupação é que lá na frente serão dois impostos, será que até lá já estaremos recuperados o suficiente para essa carga e pagar dentro do mês dois impostos, precisamos que essas decisões precisam ser mais incisivas, mais claras e quem sabe escalonar esse pagamento” disse Bassani.

Miguel que já foi vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, afirmou que as medidas para o combate ao Covid-19 precisam ser prioridades, mas que a economia não pode parar. “Em uma escala, esse momento a prioridade é a saúde, precisamos garantir que as unidades hospitalares estejam preparadas para o atendimento, mas não podemos esquecer que há a necessidade que a economia continue girando, os grupos de riscos precisam ser cuidados, porém cabe a cada um nós os cuidados básicos, pois só o poder público não consegue. Precisamos que todos se ajudem” finalizou.


Fonte:

Deixe seu comentário