Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALTO RISCO

Excesso de chuvas coloca em risco safra do milho no Vale do Teles Pires

Volume de chuvas está três vezes acima do máximo necessário para os 90 dias de maturação das lavouras de milho

Publicado em 02/03/2019 às 00:00

Fazendas da região não têm mais para onde escoar as águas da chuva e safra de milho corre risco (Foto: Reprodução - Comandante Antônio Carlos)

Assim que a safra do soja se aproximou de seu final, os agricultores dos municípios que compõem a região do Vale do Teles Pires, em Mato Grosso, começaram o plantio do milho safrinha e do algodão. Como o mercado para a oleaginosa apresenta até agora um rendimento muito aquém daquele esperado pelos produtores, suas esperanças de recuperação para o ano de plantio estão depositadas nesta segunda etapa de cultivo.

Conforme afirma o site da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – tanto o excesso de chuvas quanto períodos muito longos de estiagem, são prejudiciais ao pleno desenvolvimento do milho. Embora seja uma espécie que exija bastante irrigação, a quantidade de água ideal para as plantas, continua o artigo, varia entre 400mm e 600mm. Na última quinzena, no entanto, o volume de chuvas que cai sobre a área é o triplo do máximo necessário, indica o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. Apenas nos últimos 7 dias de fevereiro, indica o mapa meteorológico do órgão, as precipitações somam volume superior aos 120mm em determinados episódios, podendo ultrapassar os 220mm em algumas ocasiões.

Fotos aéreas repassadas ao jornalismo do Portal da Cidade feitas pelo Comandante Antônio Carlos, que tem uma empresa que presta serviços de aviação agrícola para a região, demonstram como algumas propriedades têm sofrido com o excesso de chuvas. Nelas, podem ser vistas áreas completas tomadas pela água das chuvas que se acumularam. “Se essa realidade persistir por mais alguns dias, estas lavouras estão todas condenadas, não há como salvar”, avalia o empresário.

O agricultor Rodrigo Noro, que planta em Ipiranga do Norte, chama a atenção para alguns cuidados que podem amenizar o problema: “nossa região é bastante plana e o escoamento da água que cai na lavoura é prejudicado por causa disso. Assim, uma boa engenharia, com um sistema de drenagem adequado, precisa ser feito. Além disso, há agricultores que usam barragens (...) elasprecisam passar por manutenção constante, principalmente em épocas atípicas como esta que estamos passando este ano, onde o solo já está bastante encharcado. Não cuidar destes detalhes é correr riscos muito altos de perder toda a safra”.


Fonte: INMET - Intituto Nacional de Meteorologia

Fonte:

Deixe seu comentário