Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ENTRONCAMENTO

Ferrogrão partirá de Lucas do Rio Verde até Porto de Miritituba - PA

Afirmação é do vice-presidente da República, General Mourão, e ratificada por executivos da concessionária Estação da Luz

Publicado em 17/02/2019 às 21:07

Extensão da ferrovia cria maior entroncamento logístico do oeste brasileiro para o agronegócio (Foto: Reprodução - Estação da Luz Participações)

Em sua primeira visita ao estado de Mato Grosso como vice-presidente da República, o General Mourão declarou que são firmes as intenções de que o edital para a concessão das ferrovias FICO – Ferrovia de Integração do Centro-Oeste – e a Ferrogrão será lançado ainda em 2019, conforme adiantado pelo Portal da Cidade (leia matéria aqui).

A novidade, no discurso, é que pela primeira vez um representante do Governo Federal afirma que Lucas do Rio Verde e Sorriso estão inseridos em uma proposta suplementar para uma extensão da Ferrogrão, que tem projeto original de Sinop ao Porto de Miritituba-PA. Assim, a ferrovia ganharia mais 150km e contemplaria o epicentro da maior zona de produção agroindustrial do oeste brasileiro.

Mesmo sem falar em prazos para o início e conclusão das obras, em discurso dirigido a agricultores em Sorriso, na semana passada, Mourão afirmou que a Ferrogrão “vai sair do papel sim, vai ser construída. É fácil? Não, não é fácil! É difícil, mas as missões difíceis são para Jair Bolsonaro!”.

A informação foi ratificada na manhã de hoje (segunda-feira) ao jornalismo do Portal da Cidade por Roberto Meira, Diretor Comercial da Estação da Luz Participações, concessionária que participa do processo de licitação das duas ferrovias.

“Nosso projeto sempre contemplou a participação de Lucas do Rio Verde e Sorriso no traçado da Ferrogrão, fazendo entroncamento com a FICO. Este projeto já está homologado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – e segue o trâmite para a licitação”, afirmou o executivo.

A informação de que os dois municípios estavam contemplados em projeto complementar para a Ferrogrão foi anunciado pela primeira vez pelo presidente da Estação da Luz, Guilherme Quintela, durante sua palestra no Show Safra BR-163, em Lucas do Rio Verde, no ano passado.

SOLUÇÃO – A notícia foi muito bem recebida pelos agricultores que ouviram o vice-presidente e repercutiu positivamente dentro do setor do agronegócio da região, principalmente porque a demanda por soluções logísticas para o escoamento dos produtos do meio-norte de Mato Grosso tem figurado como tema central dentro de todas as discussões sobre os gargalos econômicos do estado.

Os agricultores enxergam as medidas propostas pelo Governo Federal em concluir as obras da BR-163 e licitar a construção das ferrovias FICO e Ferrogrão como solução para boa parte destes problemas.

Fonte:

Deixe seu comentário