Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Histórico

Leite está mais caro que a gasolina

A oferta menor da bebida no mercado e os custos altos de produção levam a inflação da bebida para cima

Publicado em 18/08/2022 às 16:37

(Foto: Reprodução: GOV.BR)

Revertendo uma situação histórica, o litro do leite está mais caro que o litro de gasolina. De acordo com o Procon-SP, entre junho e julho deste ano, o valor médio do litro de leite na cidade de São Paulo aumentou quase 25%, chegando a R$ 6,79. Já o litro de gasolina o valor era de R$ 5,95 segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Segundo Jorge Fernando Dietrich, coordenador nacional da Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM de Porto Alegre, RS, o aumento se deve a redução das alíquotas de impostos sobre os combustíveis que já é sentida nos alimentos. “O leite, por sua vez, disparou com os efeitos do período de entressafra, que deve se estender até setembro ou outubro, segundo analistas. Além disso, a oferta menor da bebida no mercado e os custos altos de produção levam a inflação da bebida para cima”, diz.

O especialista destaca ainda que com as pastagens mais secas no campo, a produtividade das vacas diminuiu e a alimentação dos animais é complementada com rações, cujos preços subiram ao longo da pandemia. “A situação pesa mais sobre o bolso dos mais pobres, que comprometem uma grande fatia do orçamento familiar na compra de produtos de primeira necessidade, como o leite”, ressalta Dietrich. As informações foram divulgadas pela ESPM.

Fonte:

Deixe seu comentário