Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

DENÚNCIA

Lucas do Rio Verde: livro denunciando assédio ideológico no campo será lançado

Obra é um documentário que condensa um trabalho de pesquisa que levou 20 anos para ser concluída e conta com depoimento de diversos agricultores.

Publicado em 08/01/2020 às 02:38
Atualizado em

Livro de Gilberto Cattani denuncia a forma com que movimento paraestatais ligados a partidos políticos de esquerda entram no assentamentos de reforma agrária no Brasil (Foto: Reprodução)

Conforme anunciado em primeira mão pelo Portal da Cidade em outubro passado, o agricultor Gilberto Cattani fará o lançamento oficial de seu livro, denunciando o assédio que alguns partidos políticos e correntes ideológicas fazem dentro dos assentamentos do INCRA – Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária – em Mato Grosso. A obra resume um trabalho de 20 anos de pesquisa, feito principalmente na região do Vale do Teles Pires, que engloba uma área igual à da Hungria e que atinge 16 municípios da região do médio-norte do estado.

Vivendo na pele

“Eu vivi minha vida toda em assentamentos da reforma agrária, desde os promovidos pela iniciativa privada até os governamentais, mas em todos eles existe um padrão: dada a falta de atendimento por parte das instituições governamentais aos assentados, dirigentes de movimentos paraestatais como MST começaram a entrar nos assentamentos, criando normas, estatutos e regras para que os assentamentos passassem a seguir a agenda ideológica dos partidos de esquerda. Caso os assentados burlassem estas determinações, os agricultores sofreriam sanções que variavam de grau conforme a situação, criando um Estado paralelo e policialesco dentro dos assentamentos”, conta o agricultor.

O lançamento do livro, com título A Socialização da Reforma Agrária e a Distribuição da Miséria acontecerá no próximo dia 10 (sexta-feira), a partir das 19h, no Auditório dos Pioneiros, anexo ao Paço Municipal.


Fonte:

Deixe seu comentário