Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INCENTIVO

Lucas: Novo sistema de sanidade agroindustrial beneficiará agricultura familiar

A partir de agora, produtores de Lucas do Rio Verde poderão acessar mercados de outros 63 municípios de Mato Grosso para comercializar seus produtos

Publicado em 27/08/2019 às 01:58
Atualizado em

Com a regulamentação do SUSAF, pequenos agricultores de Lucas do Rio Verde poderão comercializar seus produtos para outros municípios que integram o sistema em todo o estado de Mato Grosso (Foto: Reprodução)

Mais de 130 mil pequenos agricultores de Mato Grosso passam a contar, a partir de agora, com o SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte – uma plataforma que simplifica a comercialização de produtos da agricultura familiar em Mato Grosso e promete aquecer o mercado do setor, gerando mais renda para as famílias que vivem nestas propriedades rurais.

Como requisito para integrar a rede de produtores inscritos, o microprodutor deverá se inscrever junto ao SIM - Serviço de Inspeção Municipal. Com a matrícula do município em mãos, ele poderá formalizar seu cadastro na SEAF - Secretaria de Estado de Agricultura Familiar – que gerencia o bando de dados do Susaf. Além de Lucas do Rio Verde, outras 64 cidades mato-grossenses já contam com o SIM, entre elas Nova Mutum, Sorriso e Sinop.

MAIS MERCADO, MAIS RENDA - Em entrevista concedida ao Portal da Cidade no início da tarde desta terça-feira (27), o secretário de Agricultura de Lucas do Rio Verde, Márcio Albieri, comentou: "já lutávamos há três anos pela regulamentação deste sistema desde que ele foi proposto (...) nossa equipe participou ativamente da aprovação da Lei e, na prática, ajudará o pequeno agricultor a comercializar seu produto fora dos limites de Lucas do Rio Verde, coisa que antes não acontecia (...) o SUSAF permite que o mesmo produto, portanto, esteja acessível a um mercado muito maior (...) e municípios que já têm seu sistema de inspeção próprio saem na frente dos outros, favorecendo seus pequenos agricultores”.

Além da ampliação das redes de comércio, a nova lei dá autonomia aos municípios com o SIM para que eles emitam os laudos de licenciamento para empreendimentos de baixo impacto ambiental.

Os agricultores que desejarem receber maiores informações sobre o SUSAF podem entrar em contato com o Dr. Eduardo Dantas, médico veterinário e responsável técnico pela execução do Susaf junto à Seaf, através do telefone (65) 3613-6224 ou pelo email: eduardodantas@seaf.mt.gov.br

Leia o decreto de regulamentação do Susaf nº 218 de 21 de Agosto de 2019 na íntegra clicando aqui


Fonte:

Deixe seu comentário