Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CONSUMIDOR

Mais de 550 pessoas procuraram PROCON de Lucas do Rio Verde em julho

Em 66,11% dos casos, problemas foram resolvidos imediatamente. Problemas com telefonia móvel e cartões de crédito lideraram a lista de reclamações

Publicado em 31/07/2019 às 21:49

Dos 553 atendimentos feitos pelo PROCON de Lucas do Rio Verde em julho, 66,11% das reclamações foram resolvidas imediatamente (Foto: Reprodução)

O Procon de Lucas do Rio Verde, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou no mês de julho um total de 553 atendimentos. Destes, 355 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a cerca de 66,11% do total de atendimentos.

Também foram registradas 128 atendimentos “Simples Consulta”, 25 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 06 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

No mês de julho, foram realizadas ainda 21 aberturas de reclamação e 18 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 18 CIPs e 20 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.

Também foram realizados 12 registros na plataforma www.consumidor.gov.br, ferramenta onde o consumidor pode registrar sua reclamação online, sem necessidade de presença no Procon. Apenas é necessário fazer o cadastro para receber a resolução da reclamação por e-mail.

Em julho, entre os assuntos com maior procura por atendimentos e orientações estão: financeiros, como cartão de crédito, crediário de loja ou banco (253), serviços essenciais, como energia, água/esgoto, gás, telefone, transporte (169), serviços privados, como academia, cursos, escolas, oficinas, automóveis (50), produtos, a exemplo de garantias, defeito, troca (44), saúde, como planos, mensalidades e reajuste (08) e habitação, com assuntos relacionados à parcelas e loteamentos (05).

No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 69 reclamações, o que corresponde a 12,39% do total. Na sequência aparecem as empresas: Oi Móvel S/A, com 35; Energisa Mato Grosso, com 21; Banco Bradesco S.A., com 15; Caixa Econômica Federal e Tim Celulares S.A, com 13 cada.

O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro.


Fonte:

Deixe seu comentário