Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

TECNOLOGIA

Mato Grosso monitorará desmatamento em tempo real

Anúncio de nova tecnologia foi feito hoje pela manhã, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Publicado em 13/08/2019 às 23:59

Segundo o governo de Mato Grosso, nova plataforma ajudará a combater desmatamento ilegal e ajudará na recuperação de áreas degradadas (Foto: Reprodução)

O governo de Mato Grosso anunciou, na manhã de hoje (quarta-feira, 14), que o estado passará a contar com uma nova plataforma de combate ao desmatamento.

 De acordo com o Gabinete do Governador, o programa Satélite Planet monitorará as áreas de desmatamento - legais e ilegais – de maneira instantânea. Além de combater o desmatamento, a Secretaria de Meio Ambiente mato-grossense afirma que o novo sistema será útil para acompanhar o trabalho de agricultores na recuperação de áreas degradadas.

O sistema integrará as informações de seis satélites e, garante o Palácio Paiaguás, será um grande auxiliar para os empresários que fazem manejo florestal dentro das normas legais vigentes, aumentando a competitividade do estado em âmbito mundial.

Todo o sistema custou aos cofres públicos R$ 5,9 milhões e foi desenvolvido em parceria com instituições da Alemanha e da Grã-Bretanha. As informações geradas poderão ser acessadas diretamente pela Polícia Militar, Defesa Civil, CIOPAER – Centro Integrado de Operações Aéreas, DEMA – Delegacia Especializada de Meio Ambiente, IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e pelo Corpo de Bombeiros do estado.

Em nota à imprensa, o governador Mauro Mendes destacou a relevância da nova plataforma para Mato Grosso: “acredito profundamente que é o caminho correto, eu não tenho dúvida de que vai reduzir muito aqueles que vão persistir, ou insistir em praticar uma ação ilegal porque ao saber desse sistema, ele vai saber e ter certeza que ele vai ser pego pelo sistema, vai ser autuado administrativamente e ser acionado judicialmente pelo crime praticado”.


Fonte:

Deixe seu comentário