Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MERCADO EM ALTA

Mesmo com incertezas, fabricantes de máquinas acreditam em mercado positivo

Região do médio-norte de Mato Grosso tem potencial de crescimento de até 20%, mas falta de recursos e política de juros incerta atrapalha evolução

Publicado em 23/04/2019 às 23:39
Atualizado em

Segundo Roberto Petri, mercado de máquinas no médio-norte mato-grossense tem potencial para crescer até 20%, mas política de financiamento precisa colaborar (Foto: Reprodução)

Os fabricantes de máquinas e implementos agrícolas no Brasil estão otimistas quanto ao crescimento do mercado para 2019 em relação aos resultados do ano anterior. Segundo cálculos feitos, o volume de negócios do setor deve ficar entre 5% e 7% acima do registrado em 2018.

Os bons resultados, afirmam os empresários, serão garantidos graças ao crescimento das vendas verificados entre janeiro e março desde ano, quando a média de aumento na aquisição de novas máquinas foi 12% maior do que no início do ano passado.

O grande redutor do impulso inicial de vendas, afirmam os especialistas de mercado, é a falta de recursos financeiros à disposição dos agricultores para que eles renovem o pátio de máquinas. Esta opinião é corroborada por Roberto Petri, gerente de uma das maiores concessionárias de equipamentos agrícolas do médio-norte de Mato Grosso.

“As incertezas do mercado repousam sobre qual será o volume de recursos disponíveis a partir do próximo Plano Safra e como será a nova taxa de juros praticada pelos bancos quanto ao custeio de novos equipamentos daqui para frente. Temos potencial para um crescimento de até 20% em nossas vendas em nossa região, mas para isso o agricultor precisa ter em mãos os recursos e as condições de quitar o financiamento sem onerar a produção de forma a inviabilizar sua própria remuneração no final de cada safra. Então, no final das contas, temos um quadro positivo, mas incerto, até o final do ano”, avalia Petri.

Ele ainda comenta que há outras formas de financiamento que poderão compensar o arrefecimento do mercado até o final do ano, como as linhas de crédito do FCO - Fundo de Financiamento do Centro-Oeste – por exemplo, “mas estes recursos, embora com taxa de juros bastante atrativas, são mais difíceis de serem conseguidas e o total de recursos disponíveis é menor do que os do Moderfrota, por exemplo”, complementa.

Fonte:

Deixe seu comentário