Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

DESASTRE

Ministério da Agricultura rejeita proposta de plantio de soja até fevereiro

Rejeição veio de maneira taxativa: “seria um desastre para a sojicultura nacional”

Publicado em 12/02/2019 às 06:24

Especialistas do Ministério da Agricultura rejeitaram proposta, chamando-a de absurda (Foto: Reprodução - EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

Foi rejeitada a proposta apresentada pela Aprosoja-MT, Indea, Empaer-MT e outras entidades ao Ministério da Agricultura para que fosse autorizado a extensão do calendário de plantio de soja até o mês de fevereiro.

Conforme matéria publicada no final da semana passada (sexta-feira, 08) pelo Porta da Cidade, a proposta havia sido apresentada à Comissão de Defesa Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso para avaliação. Os primeiros testes seriam realizados em pequena escala, em áreas não superiores a 100 hectares, para que fosse avaliado o nível de incidência da ferrugem asiática nas cultivares.

Segundo o entendimento dos especialistas que avaliaram a proposta, a legalização do plantio da leguminosa em período tão adiantado representaria uma grave ameaça ao futuro da sojicultura no Brasil e afirmaram que a proposta é absurda.

Além do Ministério da Agricultura, outras entidades já haviam se posicionado contra a proposta. Entre elas estão a APROSMAT – Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso, o IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso, a FAMATO – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, e a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 

Fonte:

Deixe seu comentário