Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

COMPETITIVIDADE

Nova Lei da Liberdade Econômica beneficiará empreendedores, diz deputado

Mesmo com maior número de empresas, nível de empregabilidade das empresas no Brasil é menor do que nos Estados Unidos e Europa.

Publicado em 20/09/2019 às 07:02
Atualizado em

Nova Lei da Liberdade Econômica pode criar mais de 4 milhões de empregos no Brasil nos próximos anos (Foto: Reprodução)

Embora o Brasil tenham maior número de empresas em funcionamento do que os Estados Unidos, o nível de empregabilidade aqui é muito menor do que no Hemisfério Norte. Em levantamento divulgado recentemente, constata-se que, enquanto aqui há 48 milhões de empreendedores, em solos do Tio Sam são pouco mais de 33 milhões. A causa disso, segundo economistas do Banco Mundial e até do próprio Governo Federal, é o alto grau de burocracia enfrentada por quem quer abrir ou manter um negócio.

Para mudar esta realidade, o Palácio do Planalto sancionou nesta sexta-feira (20) a Lei da Liberdade Econômica. Segundo o novo ordenamento, a partir de agora os órgãos públicos terão prazo determinado para analisar, produzir ou entregar a documentação necessária para que o empreendedor abra ou conclua negócios que dependem da participação do Estado.

De acordo com o deputado estadual Ulysses Moraes (DC), que concedeu entrevista exclusiva ao Portal da Cidade, “este novo enfoque, que vê o empreendedor como o principal agente que pode alavancar a economia brasileira, tem recebido apoio em diversos estados. Em Mato Grosso, estamos trabalhando com a proposta de redução da interferência do governo na atividade econômica para criarmos mais empregos. Vamos nos empenhar para dar mais oportunidade para que regiões de desenvolvimento, como aqui em Lucas do Rio Verde, ofereçam mais liberdade, facilidade e agilidade aos seus empreendedores”.

Segundo projeções feitas pelo SEBRAE Nacional, com a redução burocrática promovida pela nova Lei, em todo o Brasil poderão ser criados 4 milhões de novos empregos nos próximos anos.

Em Lucas do Rio Verde

A opinião do gerente da agência do SEBRAE em Lucas do Rio Verde, Claudiney Aquino, “a proposta da nova Lei é muito bem-vinda. O objetivo é reduzir a carga burocrática para empresários e alterar as regras trabalhistas, vem ao encontro das necessidades que temos em gerar empregos. A redução da burocracia para negócios de baixo risco, a facilitação ao trabalhador na emissão da carteira de trabalho, a simplificação na apuração do e-Social, a aceitação por documentos por digitalização quando armazenados, [...] proporcionam melhores práticas, com inovação e sustentabilidade, promovendo a competitividade nos negócios de nossa cidade e da região”.


Fonte:

Deixe seu comentário