Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

agricultura

Parceria entre prefeitura e FS Bioenergia beneficia agricultura familiar

Produtores receberão insumos riquíssimos em Fosforo, Potássio, Magnésio e outros nutrientes.

Publicado em 22/08/2018 às 06:00
Atualizado em

Agricultura Familiar em Lucas do Rio Verde/MT será beneficiada (Foto: Portal da Cidade)

Na manhã desta quarta-feira (22) foi firmada uma parceria entre prefeitura e Lucas do Rio Verde e FS Bioenergia pela qual a empresa oferecerá para todos os produtores familiares dos projetos 30 de novembro, Cedro e Quatá, além dos chacareiros do entorno da cidade, material orgânico para correção de solo. 


Parceria entre Prefeitura e FS Bioenergia beneficiará agricultura familiar (Foto: Portal da Cidade)

São insumos advindos de queima nas caldeiras da empresa, riquíssimos em Fosforo, Potássio, Magnésio e outros nutrientes que até agora eram doados para lavouras ou desperdiçados. A empresa entendeu que seria muito útil ajudar os pequenos produtores, e por isso, entregará o produto nas chácaras.

Material orgânico para correção de solo (Foto: Portal da Cidade)

Uma solenidade simples, mas importante foi realizada no projeto de Assentamento 30 de Novembro para firmar a parceria.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, que muito se empenhou nesse sentido, comemorou o acontecimento. 

“Os agricultores não terão custo algum nem com o material, nem com o transporte, nós colocaremos aqui nas propriedades deles. Depois de entregue, nós da prefeitura vamos oferecer toda a assistência técnica para os produtores saber como usar o nutriente na plantação”, afirmou. 

Vale ressaltar que inicialmente 200 pequenos produtores serão cadastrados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para receber o insumo. Na proporção que surgirem novos interessados em produzir, a Prefeitura acrescentará na lista de distribuição do produto. 

Com esse resíduo advindo de cavacos queimados na empresa, o solo para plantio vai ampliar ainda mais a potencialidade de qualidade no alimento. O engenheiro agrônomo, Artur Gemelli, garante que o resíduo é rico em micro e macro nutrientes. 

“Assim como todo adubo, em excesso, faz mal às plantas, é preciso pedir esclarecimento, auxilio a um profissional da área de agronomia antes de utilizar o produto, para não sair aplicando sem ter uma quantidade estabelecida de aplicação. Como é um resíduo, a melhor alternativa é aplicar sobre o solo e misturá-lo bem com o solo, na quantidade certa”, explanou.

A primeira carga do produto foi entregue na manhã desta quarta-feira ao senhor Vital Baram. Ele é um dos mais conhecidos produtores de Hortaliças de Lucas do Rio Verde, e com certeza o maior produtor do Ramal 30 de Novembro. 

“É louvável, sempre muito bem vindo. Hoje a matéria orgânica está muito escassa e isso vai nos ajudar. Usamos sempre material orgânico para correção do solo e sabemos que foi feito análise e tem ótimo componentes para uso na agricultura familiar. Muito bom pra nós”, comemorou Baram.

O gerente comercial e logística da empresa FS Bioenergia, Daniel Pereira, disse que o objetivo principal é fomentar o fortalecimento da agricultura familiar em Lucas. A empresa é uma das gigantes produtoras de biodiesel derivado do milho, e completou um ano de fundação em junho deste ano gerando centenas de empregos, rendas e divisas significativas para Lucas do Rio Verde. Além disso, está mostrando em seu primeiro ano, uma consciência ambiental fundamental para a melhoria na qualidade de vida dos pequenos produtores também. 

“Acredito que nós vamos atingir um bom número de chacareiros aqui de nosso município. O intuito maior é que a gente consiga fazer a entrega do produto para que tenham uma solo corrigido e que realmente agregue para a produtividade deles”, salientou Daniel.

Ademir Forlin é presidente da associação de produtores do projeto de assentamento Quatá. Ele também vê com bons olhos a possibilidade de melhorar o solo de sua propriedade em que produz limão. 

“Acho que todos vamos ser beneficiados com isso. Um produto bom para corrigir o solo nós temos que aproveitar. Aproveitar a oportunidade para melhorar nossa produção, porque não e sempre que a gente ganha as coisas assim de graça. O produto entregue na sua propriedade é um grande benefício”, disse.

O prefeito Luiz Binotti, por sua vez garantiu que o intuito do poder público é proporcionar melhorias para a agricultura familiar.

“Estamos sempre fortalecendo a agricultura familiar através dessas parcerias, dando apoio, assistência técnicas especializada... e também porque hoje mais de 70% da merenda escolar em Lucas do Rio Verde vem de nossos produtores. Então eles estão gerando emprego e renda e isso é importante. Se a gente der o apoio como essa parceria grande como a FS, com certeza vai facilitar a vida desse agricultor. E assim ele poderá ter em sua pequena propriedade capacidade para sustentar suas família, e mais que isso, empregar gente pra ajudar nas suas atividades”, externou o prefeito.

Produtos oriundos da agricultura familiar fazem parte da merenda escolar das escolas municipais (Foto: Portal da Cidade)

Atualmente, 73% da merenda escolar provêm das chácaras de Lucas do Rio Verde. Outro fator que merece destaque é que por meio de parcerias como esta, e com o apoio que é dado pela prefeitura à agricultura familiar, a grande maioria dos produtores luverdenses têm um padrão de vida bem acima do padrão de outras regiões do Brasil, em quem apesar de trabalharem muito, os produtores vivem em situação quase precária.


Fonte:

Deixe seu comentário