Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

QUASE ZERO

PIB da agropecuária cresce 0,1% em 2018, mas quadro geral ainda aponta otimismo

Desempenho só não é pior do que o verificado em 2012 e 2016, quando o avanço do setor foi negativo

Publicado em 01/03/2019 às 00:18

Embora crescimento tenha se apresentado quase 0%, agronegócio ainda acredita que há campo para avanços nos próximos anos (Foto: Reprodução)

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou ontem (quinta-feira, 28) os dados sobre o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – para o setor da agropecuária no ano de 2018. Segundo o boletim, a movimentação financeira envolvendo o mercado agro brasileiro ficou estável em relação ao ano de 2017, avançando 0,1%.

O baixo crescimento, avaliam os especialistas do IBGE, ocorre porque a leitura foi feita imediatamente após um ano de forte aceleração. Dados do instituto indicam que 2017 fechou com crescimento de 12,5% em relação ao ano de 2016. Ficar estável, em um cenário de avanço como estes, explica o documento, pode representar que o setor continua aquecido e que não apresentou desgaste, apesar de alguns eventos, como a crise do preço do diesel e a greve dos caminhoneiros, por exemplo.

APESAR DE TUDO, OTIMISMO - Para o empresário Jaime Binsfeld, de Lucas do Rio Verde, “se este cenário for observado com um tom otimista, podemos concordar com esta análise e avaliar que há um quadro positivo se desenhando para os próximos anos. Parte significativa do setor empresarial, de fato, tem indicado maior disposição para realizar novos investimentos e isso pode alavancar o volume de recursos injetados no agronegócio a curto e médio prazos”.

O resultado final do ano também é melhor do que as projeções feitas em agosto, quando o LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – do IBGE indicava que o ano fecharia com uma queda de até 1% no PIB, em relação a 2017.

BONS RESULTADOS – Embora o crescimento do PIB em 2018 tenha apresentado resultado quase nulo, ele ainda manteve a série história brasileira para o setor em ritmo de crescimento, tendo registrado apenas dois momentos de desaceleração, ocorridos em 2012, quando o PIB agropecuário recuou 3,1%, e em 2016, ano de maior queda no volume financeiro movimentado pelo setor, atingindo a casa dos 5,2%.

Comparado ao crescimento do PIB brasileiro agrupado, o setor também tem o que comemorar, pois à exceção dos anos de 2012, 2016 e 2018, em todas as demais leituras o PIB agropecuário se apresentou com melhor desempenho e foi capaz de responder com maior agilidade a momentos de desaquecimento econômico.

Veja no gráfico preparado pelo Portal da Cidade:



Fonte:

Deixe seu comentário