Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Mais cara

Procon de Lucas do Rio Verde fala sobre o aumento da conta de luz

Os consumidores notaram um aumento significativo no valor da conta de luz nos últimos meses.

Publicado em 08/10/2019 às 08:04
Atualizado em

Procon de Lucas do Rio Verde registra reclamações sobre aumento na conta de energia elétrica (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Os consumidores de Lucas do Rio Verde  estão preocupados quando o assunto é energia elétrica, isso porque nos últimos meses a fatura registrou aumentos significativos.

Para falar um pouco mais sobre este assunto, o Portal da Cidade entrevistou na manhã desta terça-feira (08) o supervisor do Procon,  Eldemar Elton Rader. De acordo com ele, o número de reclamações aumentou nos últimos meses:

"Recebemos nos últimos meses mais de 100 reclamações sobre a conta de energia, alguns processos estão em andamento e algumas multas já foram aplicadas. O que o Procon nota,  é que os consumidores não tem o hábito de ler a fatura, pois lá tem muitas informações sobre o consumo naquele mês, valores, mudança de bandeira, juros, multas e tributos que são adicionados conforme o consumo".

Procon de Lucas do Rio Verde realizando atendimento (Foto: Portal da Cidade)

Nos períodos de falta de chuva, os reservatórios das hidrelétricas têm sua capacidade reduzida, resultando na diminuição da capacidade de produção. Para suprir a demanda, as usinas termelétricas são acionadas, onde o custo é bem mais elevado se comparado a produção de energia hidrelétrica.

No dia 15 de outubro será realizado no auditório da Assembléia Legislativa, em Cuiabá, uma audiência pública, promovido pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. O encontro deve reunir dirigentes de unidades do Procon de diversas cidades do estado.

“Quando nós identificamos que o consumidor recebeu um valor indevido o Procon faz atendimento preliminar solicitando informações à Energisa. Se não atende a solicitação do consumidor, é feita abertura de processo. Porém em alguns casos depende de laudo técnico, então encaminhamos ao judiciário com todas as informações e solicitações para que este problema seja resolvido. Mas é importante o consumidor ter o bom senso e economizar, ler a fatura todos os meses, e pagar em dia a conta, isso vai evitar o acréscimo de juros por atraso no pagamento", concluiu  Eldemar Elton Rader.

Representantes do Procon de Lucas do Rio Verde vão participar da audiência na próxima semana para apresentar as demandas do município, e debater assuntos relacionados à serviços de energia elétrica, como cobrança indevida ou abusiva, rescisão ou alteração de contrato, vícios de qualidade, reajuste abusivo, danos materiais, não ligação do serviço, entre outros. 

Fonte:

Deixe seu comentário