Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Fiscalização

Procon inicia fiscalização em postos de combustíveis de Lucas do Rio Verde

Órgão estadual verifica se postos informaram valores antes de redução do ICMS

Publicado em 13/07/2022 às 09:55

(Foto: Ascom Prefeitura)

O Procon de Lucas do Rio Verde iniciou nesta semana uma fiscalização nos postos de combustíveis do município. O objetivo é verificar se os estabelecimentos possuem a divulgação dos preços praticados nos combustíveis antes que houvesse a redução no valor do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS).

De acordo com o órgão estadual, a medida é obrigatória, conforme o Decreto Federal nº 11.121 de julho de 2022. O documento estabelece que os postos precisam deixar expostos os valores de venda dos combustíveis antes da data de 22/06, quando houve a redução do ICMS.

A coordenadora do Procon Lucas do Rio Verde, Liliane Barcelos, ressalta que a partir do momento em que os postos são notificados, ou seja, receberam o aviso do órgão, é preciso cumprir com a legislação estabelecida no prazo de 24 horas.

Até o momento, os agentes já percorreram 7 postos da cidade e as fiscalizações vão continuar nos próximos dias.

“Os estabelecimentos precisam deixar disponível defi forma clara e legível os preços dos combustíveis em 22 de junho, de modo que os consumidores possam comparar o preço praticado no momento da compra, conforme pede o decreto”, explicou Liliane.

Além disso, a coordenadora acrescenta ainda que os estabelecimentos precisam fazer um envio ao Procon da declaração dos preços praticados em 10 de junho até o dia da notificação.

“É preciso enviar uma cópia de um comprovante fiscal comprovando a venda dos combustíveis nos postos; uma cópia de todos os documentos fiscais, comprovando o preço pago na requisição, e uma justificativa em relação ao preço bruto dos combustíveis que o estabelecimento está vendendo”, finalizou a coordenadora.

 

Fonte:

Deixe seu comentário