Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PROJETO FERROVIÁRIO

Rumo a Lucas: Empresário diz que projeto de engenharia está pronto

João Alberto Abreu visitou Cuiabá nesta segunda-feira (17) e defendeu discussão ampla sobre o projeto de extensão da empresa Rumo

Publicado em 18/08/2020 às 01:07

(Foto: Divulgação)

O representante da empresa Rumo, João Alberto Abreu, participou ontem (17) em Cuiabá de uma série de reuniões com empresários e representantes do setor público de Mato Grosso. Entre os encontros, Abreu encontrou-se com deputados, senadores e representantes do governo. Dos parlamentares estaduais o empresário ouviu a proposta que a Assembleia Legislativa poderá aprovar uma emenda à Constituição estadual para consolidar os trâmites necessários à construção da ferrovia que sairá do Terminal Multimodal de Rondonópolis, passando por Cuiabá até Lucas do Rio Verde.  

No encontro, senadores protocolaram o Ofício 347/2020 - Senado Federal - sugerindo a aprovação do projeto de emenda constitucional (PEC) para adequar a disciplina sobre prestação de serviços públicos e a aprovação de um projeto de lei complementar (PLC) que disponha sobre o Sistema Estadual e Viação (SEV) e o Subsistema Ferroviário (SFE) de Mato Grosso e sobre os regimes de exploração dos serviços de transporte rodoviário de cargas e de passageiros.

“Entendemos que essas duas iniciativas da Assembleia Legislativa são absolutamente relevantes para dotar o estado de Mato Grosso de infraestrutura de transporte no modal ferroviário para atender à crescente demanda pelo transporte de cargas, bem como para melhorar as condições de mobilidade da população”, diz trecho do documento assinado pelos senadores.

João Alberto Abreu acredita que o empreendimento vai alavancar o estado. Ele defendeu uma discussão ampla sobre o projeto de extensão. “Temos o projeto de engenharia praticamente pronto e o processo de licenciamento ambiental está em andamento. A companhia tem na Ferronorte a concessão que vai até 2079. Temos um projeto com 100% de investimento privado, com projeto de engenharia que traz desenvolvimento para o estado e a região de Cuiabá e Várzea Grande”, afirmou Abreu, ao acrescentar que investimentos em logística e infraestrutura trazem desenvolvimento e custos mais competitivos para a produção exportada ou importada.

Rumo - A empresa é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.

Fonte:

Deixe seu comentário